A soja é um dos produtos agrícolas mais importantes do Brasil e do mundo. O país é o segundo maior produtor de soja do planeta, ficando atrás somente dos Estados Unidos no tamanho da safra anual. Em 2015 foram mais de 95 milhões de toneladas de soja produzidas por aqui, o que ajudou a movimentar a economia no campo da agricultura.

Para o produtor de soja, portanto, maximizar a rentabilidade das plantações dessa leguminosa é um cuidado essencial do seu dia a dia, já que quanto mais ele produz, mais vende e lucra.

Se você trabalha com a produção de soja, que tal conferir essas dicas para maximizar a rentabilidade da cultura dessa leguminosa?

Conhecer bem o perfil do ambiente em que sua lavoura está sendo produzida

Assim como qualquer outro alimento cultivado em lavouras de países com múltiplas características climatológicas, a soja também depende das variáveis naturais para poder se desenvolver da maneira correta. Por esse motivo o produtor rural dessa leguminosa deve ter total conhecimento do ambiente que escolheu para cultivar esse alimento, garantindo os bons resultados da sua cultura.

Fique atento ao solo, temperatura média, mudança de clima, tendência de chuvas e outras características naturais importantes do ambiente que você pretende cultivar a soja, para maximizar sua rentabilidade e tirar o melhor proveito dessas particularidades.

Contar com a avaliação de um especialista

A avaliação correta do ambiente onde você vai cultivar a sua plantação de soja pode – e deve – ser feita por um especialista em agronomia, para que seus resultados sejam os melhores possíveis. Esses especialistas conhecem os detalhes específicos do cultivo da soja, e podem lhe passar as melhores orientações para obter a rentabilidade que você deseja.

Veja também:  Rentabilidade do milho deve afastar produtores na safra 17/18

Usar produtos que melhoram o resultado final da plantação

Ter uma alta produtividade e rentabilidade para poder fornecer ao comércio um produto de qualidade é uma tarefa praticamente impossível, se o agricultor não contar com o suporte de fertilizantes e outros compostos que ajudam a trazer o melhor resultado para a lavoura. Por isso, para poder maximizar a rentabilidade da cultura da soja, é interessante contar com o suporte de fertilizantes e nutrientes de qualidade, que vão auxiliar a melhorar o aspecto visual, o aroma, o sabor e até mesmo o valor nutricional da leguminosa produzida no seu terreno de plantação.

Aumentar a capacidade da lavoura em se defender de pragas

Sua lavoura também deve estar pronta para se proteger da ação de pragas se você pretende maximizar a sua rentabilidade na cultura de soja. Por ser um alimento rico em proteínas, carboidratos e minerais, a soja é um produto bastante visado por diferentes tipos de pragas, que precisam ser combatidas em prol da melhora do resultado final da sua plantação.

Os produtos fertilizantes que citamos acima também podem ajudar a aumentar a resposta defensiva da lavoura, minimizando a ação das pragas no cultivo. Além disso, outras ações anti-pragas, mas que não prejudiquem a saúde do ambiente e do alimento produzido, também podem ser utilizadas para aumentar a rentabilidade.

Invista em adubação foliar

A adubação foliar revolucionou a maneira como os produtores agrícolas se relacionam com a nutrição de seus cultivos. Por ser mais eficiente, mais assertiva e de melhor custo-benefício que a adubação tradicional, usar a adubação foliar é uma importante estratégia para aumentar significativamente a rentabilidade da sua cultura de soja.

Comente esta matéria

%d blogueiros gostam disto: