Felício é um dos principais personagens do setor quando o assunto é
a evolução da qualidade da carne e dos processos industriais de abate

O professor titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pedro Eduardo de Felicio, ministra palestra no XXVII Congresso Brasileiro de Zootenia – Zootec 2017, que será realizado de 22 a 24 de maio, no Mendes Convention Center, em Santos (SP).

Ligado por mais de três décadas aos avanços da pecuária nacional,Felício é um dos principais personagens do setor quando o assunto é a evolução da qualidade da carne e dos processos industriais de abate.

Com o nome “Opções de carne bovina no mercado segundo a qualidade organolética”, sua palestra irá focalizar a situação do mercado da carne no Brasil em relação à qualidade funcional, de interesse dos consumidores pelos seus atributos organoléticos, ou seja, que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como a cor, o brilho, a luz, o odor, a textura e o sabor.

Para Felicio, na escolha dos cortes, o consumidor deve observar a cor e a data de abate, de modo a dar preferência àqueles de cor vermelho-escura com até 45 dias de embalagem. “Admitindo-se que a conservação sob refrigeração tenha sido feita ao longo do tempo conforme as recomendações técnicas, essa carne terá as melhores características organoléticas de maciez, sabor e suculência”, explica o especialista.

Veja também:  Pedro Taques presenteia Temer com carne de MT

Ele abordará, também, os tipos de carne agrupados segundo padrões aceitáveis e, parcialmente, utilizados pela indústria em: a) Extra Premium, b) Premium; c) Linha Grill, e d) Carne para o Dia a Dia.

Pedro de Felicio é graduado em Medicina Veterinária e Zootecnia e mestre em Genética Animal, pela Universidade de São Paulo – USP. Também é doutor em Animal Sciences and Industries (Animal Products), pela Kansas State University. Com experiência nas áreas de Zootecnia e Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Carnes, Felício atua principalmente em temas que se situam na interface dos interesses da produção animal com os da indústria de carnes bovina e suína.

A palestra dele acontece na segunda-feira (22), a partir das 14h30.

SOBRE O ZOOTEC 2017

Com o tema central: “Inovação e Empreendedorismo para o Agronegócio Pecuário”, a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), a Universidade de São Paulo (USP) por intermédio da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) e a Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) promovem, de 22 a 24 de maio de 2017, o XXVII Congresso Brasileiro de Zootecnia – ZOOTEC 2017, o maior e mais completo evento do setor no Brasil.

O ZOOTEC reúne empresários, profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação das ciências agrárias empenhados no desenvolvimento de potencialidades no campo do complexo agroindustrial, com enfoque nas cadeias que envolvam produtos e serviços voltados para a produção animal.

Veja também:  Consultoria dará uma palestra com dicas de produtores em Itapetinga-BA

Em sua 27ª edição, o evento será realizado no Mendes Convention Center, em Santos (SP).

Maiores informações e inscrições podem ser feitas pelo site: http://abz.org.br/zootec2017/

Comente esta matéria

%d blogueiros gostam disto: