Em sua 24ª edição, a Exposição Internacional do Cavalo Árabe é uma das mais prestigiadas exposições do calendário nacional da raça e será realizada entre 15 a 17 de setembro de 2017
Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), o evento acontecerá no centro hípico Marco Zero, em Araçoiaba da Serra (SP), e contará com potenciais animais aptos a disputar a grande exposição da raça: a Nacional do Cavalo Árabe, em novembro.
São três dias de programação intensa, com competição de animais em provas de Halter (Conformação) e Performance, para avaliação de sua composição morfológica pelos jurados Cindy Reich, Corky Sutton e Koenraad Detailleur. Contemplando o evento, as tradicionais Breeder’s Cup e Copa Brasil de Criadores prometem provas de alto nível com animais dos principais criatórios do país.
“A Exposição Internacional do Cavalo Árabe é sempre um evento muito aguardado pelos arabistas, pois presenciamos em pista animais de ótima qualidade genética nas mais diversas modalidades equestres. A grande novidade para esse ano é a Stallion Cup, competição focada em reprodutores. Além disso, temos a aguardada Breeder’s Cup, que consagra o trabalho de melhoramento genético brasileiro”, comenta Fábio Amorosino, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe.
Stallion Cup: Criada para reconhecer importantes reprodutores da raça, além de suas progênies, a Stallion Cup passará a compor o quadro de premiações da Breeder’s Cup. O campeonato será realizado concomitantemente à Breeder’s Cup com julgamento dos produtos de reprodutores participantes da competição. O objetivo é premiar a capacidade qualitativa dos garanhões árabes.
“O intuito desta nova premiação é elevar o reconhecimento das progênies dos mais importantes reprodutores da raça Árabe, o que contribui para a melhor análise do progresso genético dos animais e do plantel nacional”, afirma o presidente da ABCCA.
Breeder’s Cup: No dia 15 de setembro, acontecerá uma das competições mais almejadas pelos arabistas: a Copa dos Criadores. Contando apenas com animais criados e expostos por brasileiros, a prova valoriza o plantel nacional do Cavalo Árabe. Os jurados julgam, pelo sistema de pontos, os animais nos seguintes quesitos: Cabeça, Pescoço, Corpo, Pernas/Aprumo, Movimentação. O haras que acumular mais pontos sagra-se o grande vencedor.
Após a Breeder’s, o haras Rach Stud, renomado criatório de Cavalos Árabes do país, fará apresentação de alguns animais de seu plantel na pista de competição.
Sobre o Cavalo Árabe: A raça é considerada a mais antiga do mundo, existindo indícios de sua presença e domesticação na Mesopotâmia há cerca de 4000 a.C, onde hoje se localiza o Iraque. No decorrer dos processos de melhoramento genético realizados ao longo de décadas, o Cavalo Árabe tornou-se uma raça de múltiplas habilidades, com capacidade de participação em alto nível em provas tanto de conformação quanto de funcionais.
Sobre a ABCCA: Fundada em 1964 por Aloyso de Andrade Faria e um grupo de criadores, em Belo Horizonte (MG), a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) passou a realizar os registros genealógicos dos animais da raça no Brasil. Com plantel de mais de 40 mil animais puros-sangues árabes registrados, a associação trabalha intensamente no desenvolvimento e fomento da raça em todo o país.
Por Agronews