5 curiosidades interessantes sobre a soja

A produção da soja anual do Brasil é superior à 100 milhões de toneladas e Mato Grosso lidera como estado com maior crescimento na produção no país, com isto, a equipe do AGRONEWS® separou 05 curiosidades sobre a soja e seus produtos, confira abaixo:

Por Bianca Mortelaro/AGRONEWS®

A soja é um dos mais antigos produtos agrícolas conhecido, relatos indicam que os plantios do grão derivam a 2838 A.C na China, sendo muitos desses escritos em uma língua ainda arcaica. A cultura do grão é de suma importância para a economia de nosso país, além de contribuir para o sustento de agricultores brasileiros.

Confira a seguir 05 curiosidades desta importante cultura para o agronegócio brasileiro:

1- Alimento do futuro

Sua presença tem sido cada vez mais constante na dieta da maioria dos países desenvolvidos e a crescente pesquisa feita às suas aplicações e propriedades fazem da soja o alimento do futuro. Com o aumento populacional inversamente proporcional à disponibilidade de recursos, a soja e seus derivados tornam-se como uma “luz no fim do túnel”, por sua capacidade de cumprir a necessidade calórico-protéicas do ser humano e seu baixo custo de produção.
1 KG de soja é igual à:

  • 5 Kg de arroz;
  • 11 litros de leite;
  • 2 Kg de carne bovina;
  • 3 Kg de feijão.

Você sabia que a soja é considerada um alimento funcional pois além de sua funções nutricionais, produz efeitos benéficos à saúde, reduzindo os riscos de algumas doenças degenerativas e crônicas?

2- O seu óleo é o mais utilizado no mundo todo

O óleo de soja é o óleo vegetal mais consumido no mundo, tendo 25% do mercado global. A extração desse óleo é feito em uma prensa de alta pressão, que espreme até retirar todo óleo contido no grão. A alta pressão causa variações positivas de temperatura, tornando o líquido de coloração escura e sabor forte. Após a prensa é feito o processo de refinação e clarificação para eliminar as impurezas, chegando ao produto final que é chamado de óleo virgem.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

3- Ajuda a suprir a falta de hormônio na menopausa

Você sabia que um dos benefícios do consumo de soja é a diminuição da “famosa” onda de calor que ocorre em mulheres que estão na menopausa? Isto acontece pois, a soja é rica em fito-hormônios, dentre estes o fitoestrógeno, estrutura encontrada em uma substância chamada isoflavona.

Ele é muito semelhante ao estrógeno, mas atua de forma mais lenta. Esta substância diminui os sintomas da menopausa, pois supre a falta de hormônio que ocorre durante essa fase na vida da mulher. (A quantidade de isoflavona varia de acordo com a variedade do grão, do clima, do tipo de processamento e do solo).

4- O óleo faz bem para pele

soja

O óleo de soja é visto na lista de ingredientes de soros, géis e loções para cuidados com a pele, você sabe por quê? Isso ocorre devido ele ser rico em vitamina E, um nutriente anti-inflamatório que pode apoiar a saúde da pele e ajudar a tratar certas condições da derme, cito como exemplo a dermatite atópica e acne.

Foram realizados estudos que mostram que o óleo de soja pode beneficiar a saúde da pele, um estudo com 06 pessoas mostrou que a aplicação deste óleo melhorava sua barreira natural ajudando a reter sua umidade. Já em outro estudo, descobriu-se que a aplicação ajudou a proteger contra a inflamação de pele causada pela radiação ultravioleta (UV).

5- Auxilia na prevenção do câncer

Pesquisas realizadas em países como o Japão e Estados Unidos (EUA) demonstraram que a ingestão diária de alimentos a base de soja reduzem os riscos de câncer de próstata e mama chegando em 50%. Isso ocorre por que os grãos contém um composto denominado genisteina (também chamado de hormônio vegetal ou fitoestrógeno), ele possui uma ação estrogênica moderada que atua na prevenção de câncer relacionado ao estrogênio. A soja e seus derivados também possuem uma ação preventiva aos cânceres de reto, estômago, pulmão e cólon.

Assim podemos concluir que além da soja ter um grande impacto econômico, ela auxilia na nossa alimentação, nossa saúde, nossa qualidade de vida, dentre outros fatores positivos. E então, você já sabia das curiosidades? Conte-nos no comentário!

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *