GeralOpinião

5G: Temer e a Huawei – O Brasil precisa saber mais

Num dia onde todas as atenções estavam voltadas para a histórica reunião da ANVISA, quase deixo de me posicionar sobre um fato importantíssimo e extremamente preocupante: a contratação do ex-presidente Michel Temer pela Huawei, para fazer lobby pela implantação do 5G no Brasil.

Sempre deixei claro que o fato de ser uma empresa chinesa não é problema, porque negócio não deve ter ideologia se for bom para nosso País, mas não me parece muito republicana a contratação de um ex-presidente da República, por milhões de dólares, para ser lobista em favor dos interesses da empresa da China.

Temer, como ex-Presidente, detém informações privilegiadas, influência no governo através de pessoas que permaneceram ainda do seu governo, nomeou membros da Anatel e muito mais. O mais grave é que o contrato foi fechado pelo fato de Temer ter ótima relação com o presidente Jair Bolsonaro. Por outro lado, tenho certeza que o presidente não irá permitir que a boa relação entre os dois afete os interesses nacionais. E isso pode fazer com que o novo lobista não consiga entregar aos contratantes a encomenda feita.

O Brasil precisa conhecer este contrato e saber como pretende atuar o nosso ex-governante. É um interesse de Estado que não pode ser aceito como um novo emprego do político. Lula saiu do governo e fez contratos com Angola, palestras com a Odebrecht e todos viram no que deu. Parece que a história se repete é isto é inaceitável!

Espero que os órgãos fiscalizadores façam sua parte e rápido. Que isto não faça o Brasil atrasar na implantação da tecnologia por interesses escusos, porque tenho certeza que o nosso governo tomará mais cuidados ainda para defender os interesses da nação!

Estou indo a Brasília na próxima semana e, se nada for feito por quem tem responsabilidade, não descarto que, diante deste fato, apresentemos um pedido de CPI do 5G para que se esclareçam o que está por trás de toda a negociação e quem está ganhando no que parece muito com o surgimento de um novo escândalo nacional.

Por: Jeronimo Goergen – Deputado Federal

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados