Mazzaropi conquistou o Brasil pela sua atuação e também pelas suas produções cinematográficas. Leia a seguir 7 curiosidades que o AGRONEWS® separou para você:
01 – Guardava os roteiros dos filmes antes dos lançamentos
Amácio Mazzaropi era um homem de fé, para cada filme que seria lançado, antes da estreia, o artista guardava os roteiros dentro de uma grande imagem de São Pedro, ele acredita que fazendo esse ritual ia lhe trazer “boa sorte”.
02 – Estreias aconteciam sempre em feriados
A estreia dos filmes no cinema acontecia sempre no dia do aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro), pois como era um feriado, o artista aproveitava para lançar o filme num dia em que as pessoas poderiam ir ao cinema, caso houvesse um segundo filme para lançar no mesmo ano, a outra data escolhida era 7 de setembro, pelo mesmo motivo de levar o público ao cinema no feriado, mostrando assim sua habilidade em estratégias.
03 – Mazzaropi fez 32 filmes na carreira
Mazzaropi produziu e atuou em 32 filmes durante sua vida, sendo 24 deles gravados pela PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi), sua própria produtora e distribuidora de filmes. Ele controlava todo o processo de produção, desde o roteiro até a distribuição, o que lhe proporcionava maior liberdade artística.
Muitos dos filmes de Mazzaropi foram populares entre o público brasileiro. Ele alcançou grandes sucessos na década de 1950 à 1960, sendo um dos artistas mais assistidos nos cinemas nacionais daquela época.
04 – Bilheteria controlada pessoalmente
A preocupação de Mazzaropi com as bilheterias era constante. Segunda conta a atriz Marly Marley, o público da época escondia o bilhete do cinema em caixas de fósforo e emprestava a caixinha para a pessoa que estava fora do cinema com a desculpa de acender o cigarro, mas na verdade era para passar o bilhete duas vezes.
Por esse motivo e pela certeza do número de pagantes e espectadores do filme, Mazzaropi adotou o uso do contador manual, muitas vezes ele mesmo estava na bilheteria na hora da sessão.
05 – Relação do artista com os filmes
A vida artística de Mazzaropi começou no circo, por isso um dos filmes que ele mais se identificava era o “Betão Ronca Ferro”, filme que se passa num circo.
06 – Família era contra a escolha pela vida artística
O pai de Mazzaropi não concordava com a escolha do filho em ser artista, então antes de ser ator, já que não havia outra escolha o pai o incentivou a ser artista plástico, com esse conhecimento chegou a pintar cenários.
07 – Em outro trabalho dava um jeito de atuar
Como a família era contra a escolha do trabalho do ator, os pais o mandaram para Curitiba durante um período de sua vida para trabalhar na loja de tecidos do avô paterno, mas mesmo trabalhando como vendedor ao apresentar os produtos aos clientes ele fazia poses atuava para conquistar a venda.
Agora amigo leitor, para fechar com chave de ouro! Você sabia que ele teve reconhecimento póstumo? Isso mesmo, apesar de algumas críticas à simplicidade de seus filmes, ele recebeu reconhecimento póstumo por sua importante contribuição para o cinema brasileiro. O Museu Mazzaropi, localizado em Taubaté, no estado de São Paulo, é dedicado à preservação de sua memória e legado.
Essas curiosidades destacam a importância de Mazzaropi como um ícone da comédia brasileira e sua influência duradoura no cenário cultural do país.
Gostou? Compartilhe com um amigo!!
Data da primeira publicação: 20/01/2019
Data da atualização: 23/03/2024
AGRONEWS® é informação para quem produz