A tecnologia vem quebrando barreiras, mudando as relações e otimizando o trabalho.
É cada dia mais comum realizarmos tarefas, reuniões e negociações de trabalho pela tela do celular ou no clique de um botão. E isso está mudando diversas áreas, como a agricultura no Brasil, que vem evoluindo a passos largos.
Hoje é possível monitorar a umidade do solo, temperatura e umidade relativa do ar através de sensores instalados no campo. Com fotos de drones e imagens de satélite de alta resolução estimar produtividade. Máquinas agrícolas enviando informação em tempo real para um servidor na nuvem e no smartphone. Combinando essas informações com mão de obra qualificada para interpretar os dados é possível adiar a adubação de uma plantação antes de uma forte chuva para evitar o desperdício do adubo que seria levado pelas águas.
Mas notar essa evolução pode parecer mais difícil do que realmente é, tamanha a evolução que observamos hoje. Por exemplo, quando comecei a escrever este artigo, estava no banco traseiro de um carro anônimo. Sem marcação de táxi ou de transporte privado, com um motorista completamente desconhecido para mim.
Oswaldo, que me levou do aeroporto para casa, tinha entre 25 e 30 anos e, muito educado, me ofereceu balas, água e até mesmo perguntou se o ar-condicionado e o som estavam ao meu gosto.
Há alguns anos atrás, essa cena parecia impossível e até mesmo irresponsável. Afinal, como aceitei entrar em um carro de um desconhecido, tomar água e comer uma bala, sem ter medo de ser assaltado ou mesmo sequestrado?
Há alguns anos esses temores fariam sentido, mas agora estamos falando do UBER. O UBER, serviço americano que causou alvoroço com sua chegada no país, vem trazendo inovações por onde passa e mudando o pensamento e a rotina da locomoção pública em grandes cidades.
O UBER é uma startup que está causando uma disrupção no mercado de mobilidade. Por exemplo, é possível solicitar um condutor de qualquer lugar, com apenas alguns toques em um smartphone; o pagamento é feito automaticamente, sem a necessidade de transação envolvendo moeda; permite-se a avaliação do condutor após a corrida; o condutor segue código de conduta pré-definido; entre outras sofisticações em relação ao táxi convencional.
Depois dessa pequena reflexão, fico me perguntando: qual será o cenário da agricultura no Brasil nos próximos anos? Como a tecnologia irá renovar e revolucionar a agricultura no país?
Neste artigo abordo 7 tecnologias que estão mudando a agricultura brasileira.
A evolução da agricultura no Brasil por meio da tecnologia
Rodrigo santos resume bem a transformação que a tecnologia vem causando na agricultura no Brasil.
“Da mesma forma como a Internet transformou enciclopédias em artigo de museu e os serviços de streaming fizeram evoluir a forma como consumimos filmes e séries, a agricultura digital chegou para mudar a forma como nós produzimos alimento e, por consequência, planejamos e utilizamos nossos recursos.”
O agronegócio é, sem nenhuma dúvida, o setor mais importante da atividade humana, já que ele é o responsável por produzir algo que nenhum homem ou ser vivo é capaz de viver sem: o alimento. E com o avanço da tecnologia e em meio a debates socioambientais, o campo está sendo extremamente beneficiado.
Elementos da modernização da agricultura no Brasil
A agricultura brasileira está em modernização há algum tempo, como é possível notar por elementos tecnológicos e avanços de maquinário e de informação tomando espaço cada vez maior. No entanto, ainda existe muito a ser modernizado e muitos elementos que ainda estão em processo de transição de tecnologias.
Termos como agricultura de precisão, que envolve questões como agrorobótica; automação de produção; automação de colheita; modernização de políticas agrícolas e de consumo e mesmo a evolução do agronegócio como elemento modernizador são cada vez mais presentes no dia a dia do produtor agrícola.
1. Agronow
Nos últimos anos, a informatização tem permitido uma análise cada vez mais eficiente dos dados obtidos por meio de serviços eletrônicos e equipamentos de automação. No entanto, com o advento da computação em nuvem e da chamada inteligência artificial, a análise de dados agrícolas tem se tornado cada vez mais rápida, eficiente e confiável.
Por permitir analisar e categorizar um grande número de dados obtidos por meio de análises técnicas e automatizadas, os sistemas de análise e gerenciamento de dados agrícolas permitem obter relatórios de evolução do solo; dados de análises de plantio e colheita; históricos de dados ao longo dos anos e das diversas safras; dentre outras funções.
A Agronow desenvolveu uma plataforma de mapeamento agrícola que estima, informa e projeta a produtividade agrícola em menos de um minuto.
Além de fornecer dados sobre o atual estágio do cultivo, o sistema permite estimar o potencial produtivo da safra com meses de antecedência e com alta taxa de acerto. O processo, além de muito simples, consegue levantar informações de safras passadas, permitindo quadros comparativos e análises históricas, criando um verdadeiro big data do campo.
Veja como é simples obter informações extremamente relevantes para seu negócio agrícola.
Passo 1
Cadastre-se no site da Agronow acesse www.agronow.com.br
Passo 2
Defina a sua área a ser mapeada
Você ainda pode enviar as áreas delimitadas que você tem em formatos kml.
Passo 3
Escolha o período que você deseja ser analisado.
Passo 4
Receba na hora os relatórios, planilhas, gráficos e projeções
Pronto, agora você tem mapas de Localização de Ambientes de Produção, um Monitoramento Contínuo, a estimativa de produtividade da sua área e a projeção de colheita para dados futuros!
Além disso no seu painel principal você terá acesso ao banco de dados de safras passadas, fornecimento de índices de vegetação(NDVI) e mapas de temperatura.
Simples, não! O algoritmo desenvolvido para estimar a produtividade da agricultura no Brasil é resultado de mais de 15 anos de pesquisa. A precisão da informação chega a 95%.
2. Agvali
Facilidade e praticidade com os serviços da Agvali para a agricultura brasileira esse é o lema da empresa.
Imagine entrar num grande shopping, somente com lojas para o setor agrícola, onde você poderá ter acesso a todas as lojas de insumos, implementos e tecnologias para agricultura no Brasil num só mesmo lugar e poder comprar tudo de uma vez com facilidade, rapidez, segurança e transparência.
Parece um sonho, não é mesmo? Mas isso é uma realidade com a Agvali.
A empresa é fornecedora de insumo e tecnologias para o setor agropecuário e pautada pela inovação.
Na plataforma é possível realizar negociações a nível global, ou seja, é possível estabelecer relações comerciais com empresas atuantes no setor agrícola de todo mundo, o que facilita o acesso às inovações do setor e, consequentemente, a sua evolução.
Veja como funciona o sistema da Agvali.
Imagine que você está em busca das melhores cotações e orçamentos do Bayer CONFIDOR SUPRA. Veja como funciona.
Passo 1
Vá até o site www.agvali.com
Passo 2
Na página inicial, no campo de pesquisa, digite confidor supra e clique em pesquisar.
Passo 3
Irá aparecer uma lista de produtos relacionados a este termo.
Clique em solicitar cotação. Em menos de 24 horas você irá receber sua solicitação sem custo e sem nenhum compromisso.
Como a empresa conta com certificação de segurança online e traz sistema de gestão de dados, é totalmente seguro realizar sua compra online. Além de permitir que você consiga valores menores, mais praticidade e maior segurança na cotação e compra de produtos agrícolas, o sistema também lhe permite ter tranquilidade com seus dados online.
3. Drones
A agricultura de precisão no Brasil e os Drones
Considerada por muitos especialistas uma das ferramentas mais interessantes para a agricultura de precisão, os drones, também conhecidos pela sigla VANT, são uma das ferramentas de modernização da agricultura no Brasil e que vem ganhando espaço nas mais variadas culturas.
Por oferecer diversas possibilidades de mapeamento, acompanhamento de plantações, obtenção de dados em tempo real e mesmo fiscalização de plantações e colheitas de forma remota, os VANTS são uma opção de ótimo custo-benefício e que está se tornando cada vez mais utilizada na agricultura.
Além de representar um investimento menor do que a contratação de imagens de satélite ou de monitoramento aéreo, a versatilidade dessa tecnologia vem se tornando cada vez mais usada e tem imenso potencial de uso para os próximos anos dentro da agricultura no Brasil.
Os VANTS ou drones se mostram uma das tecnologias de maior destaque na modernização da agricultura por seu potencial, que ainda está sendo explorado e conhecido.
Veja esse vídeo sobre drones na agricultura.
[youtube id=”PqxRdTwVV_I”]
4. Farmschool
Um dos maiores empecilhos do passado para a evolução do agronegócio e da agricultura foi a distância e a dificuldade de acesso do agricultor aos grandes centros urbanos e aos centros de ensino, que geralmente estão localizados em grandes cidades ou nas capitais.
Isso me fez imaginar, por um bom tempo, quais seriam os resultados possíveis se houvesse um sistema de ensino a distância, voltado para o agronegócio e com foco no agricultor. Uma plataforma de cursos online, como o Coursera ou a Udemy, onde o agricultor poderia ter acesso a cursos online, voltados para a agricultura, diretamente de sua fazenda. Seria um sonho, não é mesmo?
No entanto, esse sonho vem se tornando realidade com a Farmschool, startup de ensino online que deseja trazer o ensino a distância para a realidade do agronegócio. Com conteúdos práticos e elaborados especialmente para esse mercado e com foco no crescimento profissional, a Farmschool deseja levar o melhor do aprendizado mundial para todos os cantos do país, ensinando e partilhando conhecimentos.
5. Inceres
Os serviços de recomendação agrícola da Inceres
Quanto você consegue extrair informações do seus mapas de agricultura de precisão? Com esta ferramenta em apenas alguns passos simples você consegue identificar oportunidades, onde menos você imaginava.
Economize tempo e faça mapas cada vez fácil. Esse é o slogan da Inceres e representa a filosofia do projeto e também fala muito da facilidade que o sistema oferece para os agricultores.
A ferramenta promete aumentar em até 10 vezes a capacidade de processamento de dados na agricultura de precisão e ainda reduzir custos.
O que é agricultura de precisão?
A chamada agricultura de precisão consiste no uso de informações baseadas em dados específicos sobre condições de solo e clima, visando potencializar os resultados obtidos por meio de automação agrícola, uso de agrotóxicos em quantidades adequadas e dosar as necessidades de adubação de cada cultura.
Por agricultura de precisão entende-se toda prática de interferência humana que tenha por objetivo estabelecer condições ideais para prática de agricultura e, dentro desse conceito, é cada vez mais necessário contar com ferramentas tecnológicas, que potencializam a modernização da agricultura no Brasil e no mundo.
É possível fazer um teste gratuito por 7 dias na ferramenta.
O perfil do usuário de agricultura de precisão no Brasil está cada dia mais propenso a usar tecnologias. Esta ferramenta pode dar um salto de produtividade no seu trabalho do dia a dia.
6. Sencer
A internet das coisas (IOT) e a tecnologia da Sencer
Antes de falar sobre essa tecnologia, preciso te contar sobre internet das coisas ou no termo em inglês internet of things (IOT). Numa entrevista a revista galileu Jeremy Rifkin descreve como a internet das coisas está dando origem à economia do compartilhamento, que deverá superar o capitalismo até a metade do século.
A internet das coisas vai conectar campos de agricultura, linhas de produção de fábricas, lojas de varejo e armazéns, veículos autônomos e casas inteligentes.
Com a internet da coisas na agricultura é possível monitorar em tempo real a lavoura na palmas da mão as atividades de preparo, adubação e correção do solo, plantio, aplicação de defensivos agrícolas e colheita
E é isso que a Sencer faz. Conecta sua plantação na palma da sua mão 24 horas por dia 7 dias da semana.
Com dados coletados de sensores instalados no campo para medir a temperatura, umidade do solo e do ar circulante é possível fazer análises em tempo real para planejar, dinamicamente, o plantio e a colheita.
[youtube id=”39NIgHpcN_Y”]
A plataforma monitora a umidade do solo para a agricultura de precisão. Através de sensores no campo, que monitora até 3 níveis de profundidade, coleta dados e envia ao seu smartphone ou computador alertas e informações para tomada de decisão no manejo da irrigação.
No painel principal você consegue monitorar e ter informações de umidade do solo e saber quando e quanto é necessário irrigar. Assim, você economiza dinheiro e recursos na irrigação e lavoura.
O monitoramento da umidade do solo na agricultura tem importância por ser um fonte inibidora de gastos de recursos, água e energia elétrica, e por também prevenir doenças que afetam a lavoura.
7. Whatsapp
Uso do Whatsapp para a agricultura no Brasil
Este aplicativo já se tornou cotidiano em nossas vidas, e está se popularizando entre os agricultores. Através dele é possível receber notícias, boletins climáticos, alertas, cotação dos produtos no mercado e mais uma série de informações que são de extrema utilidade.
O grande diferencial fica por conta da rapidez, já que tudo é feito de maneira instantânea, o que permite, por exemplo, uma ação mais rápida visando à minimização de possíveis danos devido ao clima.
Você sabia que já existem grupos de discussão e de compartilhamentos de informações voltados para a agricultura no Whatsapp? Neles é possível pedir ajuda ou tirar uma dúvida com outros agricultores que estão a centenas de quilômetros longe. Também é possível pedir orientações com técnicos agrícolas e até fechar um pedido de produtos com sua revenda agrícola. O whatsapp virou um canal de comunicação muito importante no meio agrícolae seu uso está só começando.
Veja esse grupo de whatsapp da qual faço parte. Agricultores e agrônomos compartilhando informação.
Conclusão
Depois de analisar algumas das ferramentas mais eficientes que a modernização tecnológica tem trazido para o agricultura, notei que as perspectivas para o setor são muito positivas. Apesar de estarmos presenciando o início dos usos e interações tecnológicas na agricultura no Brasil, é possível vislumbrar que o agronegócio no país tem potencial imenso para evoluir.
Além disso, é notável que as ferramentas surgem a todo momento e fazem com que as tarefas sejam cada vez mais descomplicadas e os resultados cada vez melhores. No entanto, faz-se necessário estar atento para aproveitar ao máximo o potencial tecnológico e os avanços que essas ferramentas oferecem, visando potencializar resultados e alavancar cada vez mais as conquistas no agronegócio.
Escrito por Maikon Schiessl
Maikon é empreendedor e Business Development em startups de agtech. Entusiasta, apoiador e evangelizador de tecnologias na agricultura. Para conhecer outros artigos publicados, acesse: http://agribase.com.br/