A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada pelo MAPA até o dia 15 de junho, com comprovação até o dia 25. É importante que os produtores que ainda não vacinaram seus bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, providenciem com urgência a imunização e comprovação de vacinação rebanho, obedecendo às datas limites estabelecidas.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) continua contando com o empenho e dedicação de todos os pecuaristas capixabas para que o Espírito Santo possa cumprir com as metas propostas no Plano Estratégico para Febre Aftosa 2017/2026, visando alcançar status sanitários melhores, proporcionando maiores rendimentos aos criadores.
Ainda segundo o órgão, a expectativa é que nesta etapa, sejam vacinados 800 mil animais.
“Precisamos manter os altos índices de cobertura vacinal no Espírito Santo para que no futuro bem próximo possamos obter o reconhecimento nacional e internacional de zona livre de Febre Aftosa sem vacinação”, destacou o médico veterinário do Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo (FEPSA-ES), Antônio Carlos de Souza.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES) reforça aos produtores que, ao se deslocarem das propriedades, para compra de vacinas ou comprovação das mesmas junto ao Idaf, usem máscaras e mantenham o distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde para prevenção da Covid-19.
Comprovação da vacina
A comprovação de vacinação e a atualização cadastral devem ser feitas, preferencialmente, pelo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), até o dia 15 de junho, data final para a vacinação do rebanho. Para tanto, é necessário o acesso ao Siapec 3, com a utilização de login, senha e “cartão de acesso”. Via e-mail, ou nos escritórios do Idaf é possível fazer a comprovação até o dia 25 de junho.
Comprove a vacinação e atualize seu rebanho no Siapec 3. https://siapec3.idaf.es.gov.br/siapec3/login.wsp
Fonte: CNA
AGRONEWS – Informação para quem produz