Por outro lado, o milho, principal matéria-prima utilizada na alimentação das aves obteve valorização anual levemente abaixo, de 33,1%.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Considerados, entretanto, um período mais longo é visível que o milho tem obtido valorização muito superior ao ovo, visto que evoluiu cerca de 195% sobre o mesmo período de 2010, enquanto na comercialização do ovo a evolução atingiu apenas 134%.
No decorrer do período analisado, houve momentos de grande distanciamento entre os dois índices por problemas de quebra de safra ou aumento considerável nas exportações de milho que pressionaram os preços internos. A destacar que apenas em 2017 os produtores de ovos alcançaram evolução bem superior ao da matéria-prima.
13 fatos interessantes sobre hábitos bovinos que você precisa saber
A partir de 2018 a evolução do milho se manteve bem acima dos índices obtidos na comercialização do ovo, que passou por momentos turbulentos no biênio 2018/2019.
Neste ano, a recuperação de preços na comercialização de ovos é notável. Entretanto, continua sendo totalmente corroído pelas matérias-primas, pois além do Milho, o Farelo de Soja também apresenta evolução anual superior a 30%.
Por Ovosite
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz