A exceção fica por conta do leste nordestino, que tem neste período parte de sua estação úmida (que começou em março e vai até agosto).
Fumaça das queimadas
O focos de fogo de queimadas continuam espalhados pelo Brasil Central. Do dia 01 de Janeiro até o dia 12 de Agosto, Mato Grosso lidera o ranking com 12.097 focos, em segundo lugar Pará com 8447 e Amazonas com 6287 focos de fogo. Focos de fogo também se alastram pelo pantanal e espalham fumaça sobre o estado de Mato Grosso. Veja a imagem abaixo do satélite Goes 16.
A fumaça que se espalha nesta época reduz a visibilidade não só nos aeroportos, mas também nas estradas e nos grandes centros urbanos. O desconforto para a população é muito grande e causa problemas de saúde causados pelo ingestão do ar poluído das queimadas.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Nesta quinta-feira, dia 13 de Agosto, a cidade de Cuiabá amanheceu coberta por fumaça. Entre 6 e 8 horas, a visibilidade em várias áreas da capital estava reduzida para 1500 metros. Desde o dia 24 de maio, não há registro de chuva superior ou inferior a 1 milímetro em Cuiabá, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Sem nuvens no céu e com o sol incidindo forte, a temperatura a tarde tem ficado alta, na capital do Mato Grosso. Na última quarta-feira, a cidade registrou 39ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Apesar do incômodo todo que se observa, é uma época de pouca chuva na região de Cuiabá. O clima está normal para essa época. Só para se ter uma ideia, a última vez que o mês de Agosto destoou do normal e foi mais úmido no estado, foi no ano de 2016.
De acordo com os meteorologistas, até o fim de semana, o ar seco e o calor predomina sobre o estado e não há condições de chuva em Cuiabá.
Por Climatempo
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz