Programa de certificação desenvolvido pela ASGAV e Programa Ovos RS é levado ao conhecimento da Associação Brasileira de Proteína Animal e Instituto Ovos Brasil
Após submeter seus requisitos técnicos de certificação a conhecimento de representantes do Serviço Oficial, o Programa de Certificação da Qualidade de Ovos desenvolvido pela Associação Gaúcha de Avicultura e Programa Ovos RS foi oficialmente apresentado à Associação Brasileira de Produção de Proteína Animal e representantes do IOB.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
A reunião virtual realizada na última semana contou com as participações de Ricardo Santin – Presidente Executivo da ABPA e Presidente do Instituto Ovos Brasil, além de Tabatha Lacerda Diretora Administrativa do Instituto Ovos Brasil e Analista Técnica da ABPA e demais membros da equipe técnica das duas instituições.
Saiba como calcular arroba do boi corretamente
Os representantes da ASGAV, José Eduardo dos Santos e Raquel Melchior, fizeram uma apresentação contextualizando a origem do Programa de Certificação a partir das experiências e resultados obtidos com o Programa Ovos RS. Também foram contextualizadas questões relacionadas aos novos sistemas de produção de ovos, carência de regramentos e legislações para alguns deles e necessidade de respaldo e comprovações técnicas para comercializar estes ovos com diferenciais, sobretudo após a última atualização do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal – RIISPOA. Considerando todos estes aspectos e embasados na legislação brasileira e recomendações nacionais e internacionais, foram construídos os requisitos técnicos deste programa de certificação.
A equipe e direção ABPA e Ovos Brasil manifestaram-se positivamente frente a iniciativa da ASGAV, e concordam que iniciativas como esta contribuem para a evolução do segmento postura comercial. Os participantes também fizeram alguns questionamentos e considerações que serão analisados para os ajustes iniciais aos requisitos do programa de certificação.
“Estamos trabalhando nas últimas etapas do processo de construção deste programa de certificação e pretendemos cumprir com o cronograma inicial de estar com a certificação disponível para os estabelecimentos produtores em janeiro de 2021″ – destaca Eduardo Santos, Presidente Executivo da ASGAV e Coordenador Geral do Programa de Certificação.
Faz parte do cronograma do programa de certificação uma etapa de ajustes com todas as observações, considerações e sugestões que estão sendo recebidas e que irão somar com as primeiras experiências práticas de avaliação.
Fonte: ASGAV / SIPARGS
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz