Confira o Boletim CLIMATEMPO 03 a 09 de novembro, veja a previsão do tempo e os fatores que podem atrasar a colheita do café e do algodão, além do acumulado de chuva para os próximos 7 dias.
Feriado de finados com muita chuva no centro-norte do BR e ar seco no Sul
Uma frente fria avança sobre a costa leste do estado da Bahia e massa de ar de origem polar ganha força sobre os estados do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, oeste de Minas Gerais e sul de Mato Grosso e de Goiás. A frente fria ainda estimula a formação de nuvens carregadas no interior da Bahia, norte de Minas Gerais e de Goiás, Tocantins, sul do Maranhão e do Piauí e sul do Pará. Os estados do Espírito Santo, leste de Minas Gerais, zona da mata mineira, leste de SP e faixa leste do Sul seguem com muitas nuvens, causadas pelos ventos úmidos que sopram do mar.
Condições do tempo para o dia
Nesta segunda-feira, a frente fria avança sobre a Bahia, aumentando a instabilidade sobre todo o estado e também sobre Sergipe, Alagoas, interior de Pernambuco, além do sul do Piauí, estendendo pelo centro-sul do Pará e nordeste de Mato Grosso. Nestas áreas, a previsão é de chuva a qualquer hora do dia.
No sul do Ceará e interior da Paraíba ocorrem pancadas de chuva principalmente a partir da tarde. Vento continua soprando do mar ainda traz muita umidade e favorece a formação de muitas nuvens no sul do Espírito Santo, zona da mata mineira, leste de SP até o litoral norte de Santa Catarina.
Na Grande SP, o dia amanheceu com chuviscos em pontos isolados, mas apesar das nuvens ao longo do dia, o sol aparece mais em relação ao fim de semana e esquenta de forma gradativa. Não chove mais entre a tarde e a noite.
Tempo firme com sol em maior parte do Sul, interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e sul de Mato Grosso. Pancadas de chuva são previstas durante a tarde em maior parte do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre.
Riscos previstos para o dia
A frente fria na Bahia influencia praticamente todo o estado, com risco de temporais, estendendo sobre oeste de Pernambuco, sul do Piauí e do Maranhão, Tocantins, norte de Goiás , sul do Pará e norte e nordeste de Mato Grosso. Especialmente a Bahia tem risco de chuva volumosa, e também risco de queda de granizo. Com ar seco ganhando força, Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e extremo oeste de SP ficam em atenção para baixa umidade relativa do ar.
CLIMATEMPO 03 a 09 de novembro 2020
Após a quebra do bloqueio atmosférico em meados de outubro, as frentes frias e baixas pressões atmosféricas voltaram a influenciar o Brasil. O ar úmido tropical começou a se espalhar do Norte para o Centro-Oeste e Sudeste ajudando a formar nuvens de chuva e áreas de instabilidade.
Outubro de 2020 começou com uma onda de calor e terminou com uma forte frente fria que chega a Bahia. Com a ajuda desta frente fria, novembro começa instável, com muita nebulosidade e chuva sobre o país, mas também com ares frios no Sul e no Sudeste.
O fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento da porção central e leste equatorial do oceano Pacífico, se intensificou e vai influenciar o clima de novembro de 2020 e também de todo o verão 2020/2021.
Um dos efeitos clássicos do La Niña no Brasil é reduzir a chuva na Região Sul. Esta é uma das grandes preocupações climáticas nos próximos meses, pois o Sul do Brasil, como o Paraguai e o norte da Argentina, sofrem as consequências da falta de chuva desde o verão passado.
A chuva de novembro de 2020 já poderá causar transtornos para a população de vários estados da Região Sudeste.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz