Mato Grosso é o estado que tem o maior rebanho bovino de corte no país, são cerca de 29,7 milhões de cabeças segundo o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017
A pecuária em suas várias esferas de criação – que compreende também os ovinos, suínos, caprinos, asininos, equinos e os muares – necessita de mão de obra qualificada para fazer o manejo e cuidar da saúde do rebanho.
Para atender essa necessidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais, oferta o curso de agente sanitário em saúde animal. O objetivo é ensinar os participantes a conhecerem as principais doenças que acometem o rebanho pecuário.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Além de capacitar mão de obra para garantir a saúde animal, o curso também tem o objetivo de instruir sobre os procedimentos e as legislações referentes aos Serviço de Defesa Sanitária Animal. Uma das funções exercidas pelo agente sanitário em saúde animal é a vacinação do rebanho contra doenças como febre aftosa e brucelose.
O treinamento tem carga horária de 40 horas e é ofertado de forma gratuita. Os interessados em se capacitar para atuar neste setor devem procurar o Sindicato Rural de seu município para saber se há turmas previstas e se há vagas.
Por SENAR/ MT
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz