Um Eclipse solar acontece hoje, 14/12/2020 e será visível em parte do Brasil
Durante o dia de 14 de dezembro de 2020, uma parte do Brasil poderá observar um belo fenômeno astronômico: o Eclipse Solar. As pessoas localizadas na faixa de observação desse eclipse vão perceber que o Sol ficará parcialmente “cortado”, isso porque, apesar desse eclipse ser considerado um Eclipse Solar Total, o que será observado no Brasil é um Eclipse Solar Parcial.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Não perca essa bela oportunidade de observar esse fenômeno, pois o próximo eclipse que ocorrerá no Brasil, será somente em 14 de outubro de 2023.
Previsão de nebulosidade para o eclipse de 14/12/2020
O sucesso de uma observação astronômica a partir da superfície terrestre depende das condições meteorológicas. Um céu cheio de nuvens, a chuva, ou mesmo nuvens que não provocam chuva, mas ficam em grande quantidade no momento da observação, impedem a apreciação dos astros ou, no mínimo, atrapalham bastante.
Infelizmente para o eclipse solar de 14/12/2020, as condições meteorológicas não são das melhores. A maioria das áreas no Brasil onde ocorrerá o eclipse solar parcial estará com grande quantidade de nuvens.
Todo o evento deste eclipse solar ocorre entre 12 horas e 15 horas e neste período, com a grande quantidade de áreas de instabilidade que estão sobre o Brasil, no mínimo teremos muitas nuvens.
Isto não quer dizer que ninguém vai ver nada deste eclipse solar. Em muitas áreas será preciso paciência porque o sol vai ficar brigando com as nuvens para aparecer. Mas no Rio Grande do Sul, onde ocorre a maior porcentagem do disco solar eclipsado, as condições para visualização são moderadas a boas.
O mapa abaixo vai ajudar a saber sobre a nebulosidade no período entre 12 horas e 15 horas, quando ocorre o eclipse solar de 14/12//2020. Será preciso ter paciência!
Previsão de nebulosidade sobre o Brasil para o eclipse solar em 14/12/2020
A tabela mostra a porcentagem do disco solar que será coberto (eclipsado) em cada capital brasileira. Os valores foram aproximados.
Por Climatempo
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz