Mesmo com chuva em pontos do Paraná e de Mato Grosso do Sul, a colheita da segunda safra de milho teve mais uma semana de bom avanço no Centro-Sul do Brasil
Levantamento da AgRural mostra que 32% da área cultivada com o cereal estava colhida na região até quinta-feira (27), contra 19% uma semana antes, 10% um ano atrás e 12% na média de cinco anos.
Favorecido por mais uma semana de tempo seco, Mato Grosso liderava, com 45% de sua área já colhida. Em seguida aparecia o Paraná, com 41%. Neste último estado, assim como em Mato Grosso do Sul, chuvas esparsas registradas na quarta (26) e na quinta-feira (27) tornaram os trabalhos mais lentos. Mas o tempo voltou a ficar aberto nos dias seguintes. Em Mato Grosso, conforme esperado, o avanço da colheita tem tornado os problemas de qualidade mais raros, e agora apenas casos pontuais são relatados.
Produção
No início de junho, a AgRural estimou a produção de milho na segunda safra 2019 do Brasil em recordes 75,7 milhões de toneladas. Uma nova revisão de safra será divulgada na primeira quinzena de julho.
Por Fernando Muraro, Adriano Gomes, Alaíde Ziemmer e Daniele Siqueira/ AgRural