Que a morte é algo inevitável, todo mundo sabe. Porém, mesmo com esta certeza, é normal que muitas pessoas tenham medo de morrer. Aliás, um dos sentimento que mais apavoram o ser humano é o da inexistência.
Além disso, outros fatores podem ser listados como causas desse medo de morrer. Por exemplo, o desconhecimento do que acontece após a morte, se existe vida após esta passagem ou não; e também a falta de diálogo sobre este assunto.
Não é comum conversarmos numa roda de amigos ou familiares sobre a morte. Por isso, ela consegue permanecer estigmatizada em nossas mentes, mesmo a morte sendo real e inevitável
Com isso, este pavor é agudo em muitos, engessando o modo de viver e atrapalhando o indivíduo a aproveitar a vida, já que ela é curta. Portanto, preparamos uma lista com três dicas para você lidar melhor com a morte de pessoas próximas e desfrutar melhor de sua própria existência, antes que a morte te leve.
Um dos melhores mecanismos para driblar o medo de morrer é simplesmente viver. Isso porque a ansiedade acaba aprisionado nossas atitudes e modo de viver, atrasando nossas vivências. Traduzindo, fazendo a gente viver muito menos.
Saiba aproveitar ao máximo o hoje, sua família, amigos, emprego, namorada, faça viagens. Não se reprimir é a escolha certa.
Mas, o principal de tudo, viva os seus sonhos. Não deixe que a morte chegue com eles inacabados.
A ligação com alguma religião nos ajuda a entender melhor todo o processo da morte. Por isso, vivenciar a espiritualidade nos auxilia a ter o mínimo de sentido sobre o rito de passagem.
Acreditar na fé e em uma possível existência após a morte nos consola e torna o processo menos doloroso para quem fica.
Algo importante é participar de todo o processo que envolva a morte. Ou seja, participar de velórios e enterros de entes queridos. Para muitos isto é desconfortável, mas todos passaremos por isso um dia.
É bastante importante entender os medos que você passa quando pensa em morrer. Quais são eles? Anseio de deixar familiares e amigos? Medo do desconhecido ou de sofrimento? Medo de simplesmente não existir mais?
Com estes medos reconhecidos, tente refletir, pensando em como enfrentar cada um, caso o dia de sua partida chegue.
Se o medo é deixar alguém desamparado, faça um seguro. Prepare o campo para sua ida, adquirindo um jazigo, plano funerário. Mas, o mais importante: não podemos controlar tudo na vida, e um destes elos incontroláveis é a morte. Tendo noção disso é possível viver com plenitude.
Curtiu esta matéria? Então você também vai gostar de ler 5 curiosidades sobre a morte que a Ciência já descobriu.
Fonte Valorize a vida, Filhos de Ezequiel, Amantes da Vida, Sou Mulher de Valor.