Atualizado em 15 de setembro – A Rede Brasileira de Observação de Meteoro (Bramon), organização que observa esse tipo de acontecimento no Brasil, confirmou que um meteoro entrou na atmosfera da Terra e se desintegrou após explodir. (veja no final desta matéria)
Sobre o meteoro no Paraná, moradores dizem que viram um clarão e escutaram um estrondo por volta das 5h30. Organização diz que meteoro entrou na atmosfera da Terra e explodiu em vários pedaços. Você vai poder conferir no vídeo desta matéria o momento do fenômeno.
Sobre o meteoro no Paraná
Moradores de várias cidades do noroeste do Paraná dizem que viram um clarão no céu e escutaram um estrondo, como se fosse um trovão, na madrugada desta sexta-feira (13). O fenômeno foi provocado por um meteoro que entrou na atmosfera da Terra, segundo uma organização que observa esse tipo de acontecimento no Brasil.
Câmeras de segurança de algumas casas registraram o clarão (como mostrado no vídeo), e essas imagens causaram uma discussão ainda maior.
“Olhamos para o céu e vimos uma bola de fogo passando muito rápido. Depois ela virou vários pedaços e sumiu“, contou uma moradora.
“Estava preparando a minha comida para vir trabalhar, por volta das 5h30, ouvi um estrondo, uma forte explosão. Sai para ver o que era, achei que era assalto a banco, mas percebi que a explosão veio do céu“, disse um morador de Rondon.
Uma organização que faz pesquisas sobre meteoros, informou que um meteoro entrou na atmosfera da Terra na madrugada, explodiu e partes dele podem ter caído em cidades da região. Ainda não é possível afirmar o local.
Essa organização, que opera uma rede de monitoramento de meteoros, está analisando dados para saber a localização e até o tamanho desse meteoro.
O Observatório Nacional informou que recebeu relatos desse meteoro, mas ainda estão investigando para ter mais detalhes do acontecimento. Informou que a explosão ocorre por causas do impacto com a atmosfera, pois a velocidade pode chegar a mais de 120 mil quilômetros por hora, gerando uma luz forte e som, que é chamado de estampido sônico.
Veja a reportagem exibida pela RPC Noroeste.
Veja também mais curiosidades desta sexta-feira 13.
Atualizado em 15 de setembro
Fragmentos de meteoro visto por moradores caíram perto de Japurá, aponta análise do Observatório Nacional
Observatório Nacional ainda divulgou uma trajetória do fenômeno visto por moradores do noroeste do Paraná, na madrugada de sexta-feira (13).
Os fragmentos do meteoro que foi visto por moradores de várias cidades do noroeste do Paraná, na madrugada de sexta-feira (13), caíram perto de Japurá, que fica 21 quilômetros distante de Cianorte, segundo análise do Observatório Nacional.
Além de informar o local que os pedaços do meteoro caíram, o Observatório ainda divulgou a trajetória do meteoro.
A análise foi baseada em relatos de testemunhas que informaram que ouviram estrondo e um clarão.
“Olhamos para o céu e vimos uma bola de fogo passando muito rápido. Depois ela virou vários pedaços e sumiu“, contou a olericultora Carla Viviane Lima Ribeiro.
“Achei que era um avião, sair para ver, olhei para o céu e só vi claridade. Não era trovão porque não se repetiu”, disse o pedreiro Carlos Roberto Andrade.
A Rede Brasileira de Observação de Meteoro (Bramon), organização que observa esse tipo de acontecimento no Brasil, confirmou que um meteoro entrou na atmosfera da Terra e se desintegrou após explodir.
“Foi um meteoro que terminou em explosão. Pelo o que a gente viu, o meteoro foi grande e caiu perto de Cianorte. É bom ressaltar que após explodir o meteoro se divide em vários pedaços, é inofensivo”, explicou o diretor da Bramon, Marcelo Zurita.
A Bramon também divulgou imagens do meteoro na atmosfera terrestre.
*Com informações do G1