Está sendo realizada em Juiz de Fora, Minas Gerais, a edição 2019 do Vacathon, maratona de programação que visa desenvolver projetos para a solução de problemas da cadeia do leite. Trata-se de uma das etapas do Ideas For Milk, movimento criado pela Embrapa Gado de Leite
Cerca de 100 estudantes de várias carreiras de instituições de ensino do Nordeste (RN e PE), Centro-Oeste (GO), Sudeste (MG, ES, RJ e SP) e Sul (RS e SC) participam deste evento até 1º de novembro.
Nos dois primeiros dias, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Campo Experimental José Henrique Bruschi (CEJHB) em Coronel Pacheco (MG), onde visitaram as estações de campo. A programação incluiu treinamento sobre as diferentes áreas dos sistemas de produção de leite, com palestras sobre geração de energia a partir de dejetos, cuidados na ordenha para obtenção de leite com qualidade, controle de carrapatos (parasita que causa prejuízo superior a US$ 3 bilhões no Brasil, segundo dados da própria Embrapa), pecuária de precisão, bem-estar animal e nutrição de vacas, geotecnologia e uso de drones, forrageiras para alimentação animal, reprodução das vacas e os cuidados no pré-parto, sistema intensivo de pastejo, dinâmica de propriedades leiteiras e cria e recria de bezerras.
Os estudantes realizaram visita técnica ao Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), localizado em Juiz de Fora, para conhecer plataformas de recepção do leite, controles de qualidade, processos de embalagem e a produção de doce de leite, queijo minas padrão.
A programação ainda incluiu uma série de palestras. Na segunda-feira, 28 de outubro, a primeira foi ministrada pelo chefe de P&D da Embrapa Gado de Leite, Pedro Acuri, e teve como tema a geração de valor para a cadeia do leite por meio de tecnologia e inovação. Em seguida, o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Paulo Vilela, palestrou sobre a importância dos dados para criar serviços e produtos diferenciados, o que pode dar mais poder aos pequenos agricultores. Por fim, Gisele Ribeiro, coordenadora do Escritório de Inovação Inaes, Sistema Faemg, trouxe o tema AgroUP, rede de inovação tecnológica para o agronegócio.
Já na terça-feira, 29 de outubro, assistiram palestras, duas dela no ILCT. A primeira foi ministrada pela pesquisadora da Epamig/ILCT, Claudety Saraiva, sobre desafios da indústria de laticínios na visão ambiental. Em seguida, Junio César de Paula, coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Processamento de Leite e Derivados da Epamig, palestrou sobre pesquisas recentes em lácteos no Brasil.
No fim do dia, o CEO da FaçaAgora! e sócio-fundador do Instituto Empreenda, Gabriel Machado, trouxe para o palco palestra sobre mitos do empreendedorismo. E, por fim, consultores do Sebrae palestraram sobre lapidação de ideias, construção de pitchs, personas e estrutura de storytelling.
O objetivo de todas essas ações é ajudar os estudantes a pensarem nas ideias que serão apresentadas no último dia de Vachaton. As cinco melhores são premiadas.
O Ideas for Milk é realizado pela Embrapa em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação. O evento conta com o patrocínio das seguintes instituições: Alta Genetics, Bayer Saúde Animal, Belgo Arames, Ceitec, CRMV/MG, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM, Tim, Viva Lácteos e Vivare. Também são parceiros da iniciativa Cisco, Danone, IBM e Microsoft.
Por Ana Lívia/ Texto Comunicação