A colheita da safra 2018/19 de soja chegou na quinta-feira (14) a 36% da área cultivada no Brasil, contra 26% uma semana antes, 17% no ano passado e 19% na média de cinco anos
Mato Grosso segue na liderança, com 71% de sua área já colhida, seguido por Goiás (52%) e Paraná (38%). Os únicos estados que ainda não aparecem na tabela de colheita, por conta de seu calendário mais tardio, são Rio Grande do Sul e Piauí.
Chuva
Embora a colheita da safra 2018/19 continue com ampla vantagem sobre o ano passado e a média histórica, ela perdeu um pouco de ritmo em algumas áreas devido às chuvas registradas em boa parte do país na semana passada. Essas chuvas fizeram algumas cargas saírem do campo com umidade elevada, mas não chegaram a causar problemas de qualidade. Além disso, elas foram bem-vindas em áreas que ainda estão enchendo grãos, com destaque para os estados do Matopiba e para o Rio Grande do Sul.
Produção
Em 7 de fevereiro, a AgRural reduziu sua estimativa de produção de soja na safra 2018/19 do Brasil de 116,9 milhões para 112,5 milhões de toneladas devido ao tempo quente e seco de janeiro, que prejudicou as lavouras de vários estados do país. No início de janeiro, a produção já havia sido cortada de 121,4 milhões para 116,9 milhões de toneladas. Uma nova revisão será divulgada em março.
Por Fernando Muraro, Adriano Gomes, Alaíde Ziemmer e Daniele Siqueira/ AGRural