Ao contrário de anos anteriores, o início da Quaresma mostra-se extremamente promissor para o frango. Ou seria apenas o fato de estarmos em um início de mês, período em que começam a chegar ao mercado os salários do período?
A realidade é que, passado o Carnaval, aumenta a firmeza do mercado. A ponto de ontem, 7, os negócios efetivados com o frango vivo no interior de São Paulo e em Minas Gerais obterem ajuste de cinco centavos, sendo negociados por, respectivamente, R$3,05/kg e R$3,15/kg.
Comparados às cotações vigentes trinta dias atrás ou um ano atrás, os preços atuais correspondem a ganhos expressivos: de 7% e 5% em um mês; e de 27% e 50% em um ano. Mas as bases é que são baixas, pois, em relação aos preços vigentes na mesma data de 2016 ou 2017, o incremento máximo obtido não chega a 9%. E, neste caso, os ganhos ficam aquém da inflação (IPCA) que, nos últimos três anos, acumula variação em torno de 12%.
Mas o mais importante, neste instante, é que o mercado permanece firme tanto entre os paulistas como entre os mineiros. E isso deve conduzir a novos reajustes neste final de semana.
Fonte: Avisite