O plantio de milho nos Estados Unidos avançou significativamente na semana passada, ficando praticamente em linha com a média dos últimos cinco anos para esta época do ano, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 14, pelo Departamento de Agricultura do país (USDA)
Em seu relatório semanal de acompanhamento de safra, o USDA disse que produtores tinham semeado 62% da área total prevista até o último domingo (13). Na semana anterior, o plantio estava em 39%. Na época correspondente dos últimos cinco anos, o plantio estava, em média, em 63%. Segundo o USDA, 28% da safra de milho tinha emergido, ante 27% média de cinco anos.
Já o plantio de soja estava em 35%, acima da média dos cinco anos anteriores, de 26%. Além disso, 10% da safra tinha emergido, em comparação a 6% na média.
A semeadura de trigo de primavera também avançou consideravelmente na semana passada, passando de 30% para 58% da área total prevista. Os trabalhos, porém, ainda estão atrasados em relação à média de cinco anos, de 67%. O USDA disse também que 14% da safra de primavera tinha emergido, ante 36% na média de cinco anos.
A qualidade das lavouras de trigo de inverno teve pequena melhora na semana passada. De acordo com o USDA, 36% da área cultivada tinha condição boa ou excelente até o último domingo, um aumento de 2 pontos porcentuais ante a semana anterior. Na época correspondente do ano passado, essa parcela era de 51%. O governo dos EUA disse também que 45% da safra tinha perfilhado, em comparação a 53% na média dos cinco anos anteriores.
O plantio de algodão estava em 36%, ante 31% na média de cinco anos.
Fonte: Dow Jones Newswires.