Poucas áreas ainda têm soja e milho a colher no Rio Grande do Sul. Levantamento da Emater-RS, divulgado nesta quinta-feira, 17, aponta que 99% da área de soja e 98% da do milho estão colhidas
No caso do cereal, a produtividade se mantém ao redor de 105 sacas por hectare, com produto de boa qualidade. O rendimento médio da soja se aproxima das três toneladas por hectare, como se previa.
Quanto à comercialização, a Emater diz que 70% da produção de milho foi negociada. “Os negócios andam estáveis, com os produtores aguardando melhor definição do mercado e esperando o resultado do desenvolvimento da safrinha brasileira e das condições da safra americana”, diz a empresa. O valor médio da saca é de R$ 34,95, 0,55% acima da semana anterior, e 22,8% maior que a média histórica para o período.
No caso da soja gaúcha, 60% da safra foi comercializada. “A manutenção do preço do produto em patamares mais elevados possibilita boa rentabilidade”, diz a Emater. “Alguns produtores aproveitam o bom momento para fazer contratos de insumos para a próxima safra, principalmente de adubo e parte dos tratamentos fúngicos.” Os produtores aguardam preços acima de R$ 76,00 para fecharem negócios, destaca.
Fonte: Dinheiro Rural