Ex-Ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, durante a sua palestra no encerramento do AGROMT, pede aos produtores de Mato Grosso que sejam mais atuantes e não aceitem políticas públicas mal feitas. Ele compara esta passividade a “vaquinhas de presépio”.
Allyson Paolinelli assumiu o cargo de Ministro da Agricultura em 1974. Desafiando todos os especialistas do campo no final dos anos 60, o engenheiro agrônomo criou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e mudou o cenário do Brasil que, de importador de alimentos, passou a ser um dos exportadores mais importantes do mundo. Paolinelli foi o grande responsável por esta mudança e ficou no cargo de Ministro até o ano de 1979.
Hoje, o ex-Ministro da Agricultura, dedica-se a divulgar a tecnologia tropical gerada pelo Brasil, “uma das marcas da excelência da pesquisa agrícola brasileira”, segundo ele. Paolinelli é presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e foi fundamental para a identificação do potencial do Cerrado para tornar o Brasil um dos maiores celeiros de grãos do mundo.
Convidado para fazer a palestra de encerramento do AGROMT, o Ex-Ministro destaca que acompanhou de perto o crescimento de Mato Grosso nestas últimas 4 décadas e parabeniza o trabalho feito pelos produtores da região.
Em sua avaliação, durante este período que é chamado de “Revolução Verde”, as políticas públicas não acompanharam o crescimento do setor, ao contrário, hoje o produtor rural tem menos incentivos e o Brasil só continua avançando graças ao trabalho árduo do homem do campo. Por isso, conclama aos produtores para que participem mais ativamente e não aceitem coisas prontas.
Em entrevista para o AGRONEWS BRASIL ele afirma: “A fórmula é muito simples, o produtor tem que participar. Na democracia, quem estiver organizado faz, quem não estiver recebe feito. O agricultor não pode continuar a receber mal feito, como estão entregando estas políticas públicas para nós e estas violências que estão fazendo com os recursos nacionais”, destaca o Ex-Ministro Paolinelli.
https://www.youtube.com/watch?v=mJS85bo_suc
Por Vicente Delgado – AGRONEWS BRASIL