O Paraná, que até semana passada estava na lanterna da colheita da segunda safra de milho, acelerou os trabalhos nos últimos dias e ajudou a área colhida do Centro-Sul do Brasil a dar um salto de 14 pontos percentuais nesta semana.
Levantamento da AgRural mostra que, até quinta-feira (02), 63% da área cultivada com o cereal estava colhida na região, contra 49% uma semana antes. Mesmo assim, ainda há atraso na comparação com os 74% de um ano atrás e os 67% da média de cinco anos.
Previsão de chuva faz Paraná acelerar
A grande quantidade de lavouras em ponto de colheita e a previsão de chuva para os próximos dias fizeram o índice colhido do Paraná saltar de 20% para 45%. Mas ainda há atraso em relação aos 70% de um ano atrás.
Outro estado que avançou 25 pontos na semana foi Goiás, onde a colheita chegou a 56%. Há um ano, porém, 66% da área já estava colhida. Mato Grosso do Sul, em contrapartida, não ganhou ritmo, já que os trabalhos seguem lentos no sul. Na média do estado, 31% da área está colhida, contra 24% uma semana atrás e 54% no ano passado.
Mato Grosso chega a 90%
Com os trabalhos já finalizados em áreas mais adiantadas do norte de Mato Grosso, a colheita chegou a 90% no estado. Com exceção do leste, que foi afetado pela estiagem, as produtividades relatadas pelos produtores são altas e reforçam a expectativa de boa safra no estado.
Minas Gerais e São Paulo
Em Minas Gerais, 43% da área de milho está colhida, contra 56% um ano atrás. São Paulo, por fim, já colheu 50% de sua área de milho e está à frente dos 29% do ano passado, quando os trabalhos foram mais lentos do que o normal.
Por: Fernando Muraro, Adriano Gomes, Alaíde Ziemmer e Daniele Siqueira – AgRural