A frente fria, anunciada desde da semana passada, provocou chuva em toda região Sul e em parte de MT e MS. Os volumes registrados variaram de 10 a 30mm nas últimas 24h. Após a passagem da frente fria, a massa de ar frio começou a atuar. Assim, as temperaturas despencaram ao longo da segunda-feira
Os estados de MT e MS registaram a maior variação, enquanto as cidades do oeste e do sul registaram temperaturas em torno dos 12 graus, as cidades mais ao leste passaram dos 33 graus.
A longo da terça-feira, o ar frio continua atuando em todas as áreas citadas acima. O dia começa gelado e durante a tarde a temperatura fica amena. No Rio Grande do Sul, há previsão de geada de fraca a moderada intensidade na região da Campanha e Missões.
Em relação à chuva, no MS e oeste de MT, as chuvas diminuem. O céu fica com muitas nuvens, porém não chove. No norte do RS, em Santa Catarina e na metade sul do estado do Paraná as chuvas ganham força. Os volumes ficam em torno dos 20mm e devem cair de maneira mais regular ao longo do dia. Uma boa notícia para os produtores de trigo da região, uma vez que a chuva eleva a umidade do solo.
No MATOPIBA, no Sudeste e na área central do Brasil, a massa de ar quente e seca continua atuando. Assim, o céu fica praticamente sem nuvens, as temperaturas disparam à tarde e a umidade do ar cai. A chuva deverá retornar para parte do sudeste somente a partir do dia 26/08 devido à aproximação de uma nova e organizada frente fria.
Falando um pouco sobre o possível El Niño (EL), na atualização semanal das condições oceânicas do Pacífico tropical fornecida pela NOAA, as águas superficiais continuam em aquecimento. Na região Niño 3.4 (mais utilizada para detecção do EL), a temperatura da água está 0.4°C acima do que é normal. A tendência ainda é de aquecimento devido ao reforço de águas quentes em profundidade. Segundo o órgão americano, há 70% de chance do EL se consolidar a partir no verão 2018/19.