Os últimos dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) informam que em agosto passado a avicultura norte-americana exportou 283.181 toneladas de carne de frango, volume 8% superior ao registrado um ano antes. Comparativamente ao mês anterior o incremento foi de quase 7%
O quadro de importadores completou dois terços do ano sem grandes alterações em relação a meses anteriores. O México continua sendo o principal mercado do frango dos EUA, absorvendo nesses oito meses pouco mais de um quinto do total exportado no período.
Notar que enquanto o México aumentou suas importações em quase 7%, os outros dois vizinhos dos EUA – Cuba e Canadá – reduziram suas compras, no que foram acompanhados por Hong Kong e Filipinas. Isso, entretanto, não se refletiu no grupo dos principais importadores, já que o total absorvido pelos 10 maiores compradores do produto aumentou mais de 9%.
O mesmo, porém, não pode ser dito dos demais 138 importadores: o volume de carne de frango a eles destinado pelos EUA recuou mais de 5%.