Já caminhando para o encerramento do ano o preço médio até ontem, 6 de dezembro, atinge R$63,79 e equivale a retração de 19% sobre o mesmo período do ano passado
Distribuídos semestralmente, os preços alcançados indicam que a maior retração esteve concentrada no segundo semestre deste ano.
No primeiro semestre do ano passado houve incremento na casa dos 10% sobre o mesmo período anterior. Já em 2018, o semestre inicial apresentou perda anual de 16,3%. Em dois anos ela atingiu 7,7%.
Mesmo com forte índice de retração anual, o período ainda permitiu ao produtor de ovos comercializar seu produto em valores próximos do custo de produção.
Já no segundo semestre, com grandes excedentes de produto no mercado, houve forte deterioração nos preços praticados e o produtor de ovos comercializou seu produto por valores inferiores ao custo de produção.
Nesse sentido, apresenta retração por dois anos seguidos: ano passado o preço médio sofreu redução de 3,7% e, neste ano, a perda no segundo semestre já supera 21%.
Infelizmente os altos alojamentos de pintainhas de postura comercial verificados no decorrer de 2018 indicam que o mercado continuará tendo significativo aumento no volume de ovos no próximo ano. Bom para o consumidor, tanto interno quanto externo. De toda forma, será preciso que a avicultura de postura comercial consiga obter melhor valorização do produto.
Fonte: Avisite