Um sistema de baixa pressão se forma no norte da Argentina, trazendo muita chuva para a região. Este sistema ajuda na entrada da umidade sobre a faixa oeste do Brasil, onde a chuva ganha força ao longo da tarde.
Apesar do tempo seco que persistiu nas ultimas semanas no PR ainda é cedo para dizer que afetará a média de produção do estado. Para os produtores de soja ao sul do Mato Grosso do Sul, a ausência de chuva é menor que no Paraná, mas também requer atenção para a produtividade de 18/19. Hoje a previsão nestas áreas volta a ser de pancadas de chuva com risco para temporais isolados, podendo amenizar a situação do solo.
As instabilidades avançam por grande parte do sudeste e norte, porém as pancadas seguem de maneira isolada e sem grandes volumes acumulados. O tempo seco volta a ganhar força no centro e norte de MG, ES, BA, norte de GO e grande parte do TO, onde a temperatura sobe rápido. De uma forma geral, todo o país segue com altas temperaturas ao longo da semana.
Em MT, a previsão será de pancadas isoladas ao longo da tarde na maior parte do estado, apenas na região do Vale que a previsão é de tempo seco, o que facilita os tratos culturais. Nesta terça-feira o tempo volta a ficar seco em todo o centro sul do estado, mas nos demais dias a chuva até volta, porém de maneira mal distribuída e o calor intenso continua.