A Alemanha abriu caminho para a atualização de carro movidos a diesel, mas as montadoras e fornecedores líderes do setor reafirmaram sua relutância em financiar modernizações de hardware em carros a diesel mais antigos para reduzir a poluição.
O Ministério do Transporte alemão divulgou nesta sexta-feira um documento estabelecendo os requisitos para a chamada “licença de operação geral”, que é necessária para que o regulador de veículos automotores aprove os kits de hardware – um primeiro passo legal para reformas.
“Agora é a vez de a indústria desenvolver sistemas eficazes para atender a todos os limites e regulamentos”, disse o ministro dos Transportes, Andreas Scheuer, em comunicado.
O VDA, grupo de lobby da indústria automobilística alemã, disse que os clientes deveriam optar pela compra de carros novos em vez de reformar os veículos antigos.
O governo alemão não pode forçar as montadoras a pagar pelas atualizações de hardware, mas compartilha o interesse do setor em evitar novas proibições de carros que poluem mais, o que Hamburgo já impôs. Outras cidades, incluindo Berlim e Stuttgart, sede da indústria automotiva alemã, devem introduzir proibições semelhantes.
Por Arno Schuetze, Paul Carrel, Hans Seidenstücker e Jan Schwartz/ Reuters