A Prefeitura Municipal de Mesquita, em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos, promoveu entre os dias 24 e 28 de abril um curso de Boas Práticas de Fabricação em Alimentos para 20 agricultores da Cooperativa de Produtores Agropecuários de Mesquita (Coopamesq) e três técnicos da prefeitura. A ação resultou na elaboração conjunta do Manual de Boas Práticas de Fabricação da agroindústria familiar com os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), exigidos para a atividade. Os documentos são fundamentais para que a cooperativa obtenha o registro pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, da agroindústria e das polpas frutas para a produção e comercialização pelos agricultores.
O foco da capacitação promovida pela Embrapa Agroindústria de Alimentos foi em práticas de higiene (pessoal, equipamentos, instalações, móveis e utensílios), que contemplam as ferramentas de qualidade obrigatórias para estabelecimentos processadores de alimentos. O curso teve duração de 30 horas, e foi ministrado pelos analistas da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa, André Dutra e Fernando Teixeira. ”Esse treinamento em Boas Práticas de Fabricação em Alimentos, faz parte de um projeto da Embrapa que já ocorre desde 2006 e, já passou por 23 estados brasileiros e capacitou cerca de 1.800 técnicos”, informa André Dutra, um dos instrutores do curso.
Durante o curso, os agricultores já aplicaram o conhecimento adquirido na agroindústria da cooperativa, sob a supervisão dos instrutores da Embrapa. Eles realizaram, por exemplo, adequações no uniforme, organizaram o fluxo de produção e aprimoraram o processo de higienização da matéria-prima. “É muito gratificante ver que eles valorizaram o conhecimento que passamos, e se preocupavam a todo instante em fazer o que é correto. Ao final, percebi que se sentiram mais seguros e com mais responsabilidade para tocar o negócio e enfrentar os desafios da comercialização”, conta Fernando Teixeira, instrutor do curso.
A atividade agrícola da cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, está concentrada na produção de frutas como acerola, jabuticaba, mamão, manga e banana pelo sistema tradicional, sem uso de agrotóxicos. “Esse curso é muito importante para nós, porque precisamos processar e vender a nossa produção excedente, que se estraga na roça. E também garantir que nossos filhos e netos tenham qualidade de vida e uma boa alimentação”, disse Edilson Silva, agricultor da região. Outra produtora rural ficou emocionada ao receber a certificação em Boas Práticas de Produção, ao lado do filho. “Vejo que estou deixando algo concreto para a minha família, que pode garantir o futuro dos meus filhos e dos meus netos”, concluiu Maria Cristina Azevedo.
Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mesquita
Aline Bastos (MTb 31.779/RJ) (MTb 31.779/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos
agroindustria-de-alimentos.imprensa@embrapa,br
Telefone: Telefone: 21 3622-9739