Balança e software oferecem precisão e ferramentas para produtor tomar decisão na hora certa
A Bosch apresentou seu novo sistema de pecuária de precisão. Composto por uma plataforma de pesagem e itens para transmissão de dados, o sistema permite conhecer a performance de cada boi no confinamento ou em engorda a pasto sem a necessidade de levá-lo para o curral. O objetivo é ter um controle mais rigoroso do rebanho, considerando suas particularidades.
Compiladas a campo, as informações são acessadas do computador ou celular. É possível, por exemplo, verificar em quais baias os animais tiveram maior ou menor ganho de peso e filtrá-los individualmente, o que pode ajudar na adequação da dieta.
“Com o sistema, o pecuarista passará a ter informações em tempo real. Ele saberá quais são os animais de alta performance e os que não estão evoluindo desde o início, seja em confinamento ou a pasto. É possível ainda identificar animais com queda abrupta ou progressiva de desempenho, indicando doença, problema operacional ou nutricional”, explica Gustavo Ferro, gerente da área de pecuária de precisão da Bosch.
O sistema foi implementado há pouco mais de dois anos na fazenda Santa Fé, em Santa Helena de Goiás, GO, que movimenta cerca de 65 mil animais por ano no esquema de boitel. Pedro Merola, proprietário do confinamento, admite que seu índice de precisão na escolha do momento certo para abate era de apenas 2% antes do projeto, o que só foi possível saber com o monitoramento por cabeça proporcionado pela ferramenta.
O início da comercialização do sistema está previsto para 2018. O preço da tecnologia ainda não foi divulgado.