Estado abateu 2,2 milhões de cabeças de janeiro a junho deste ano, pior desempenho para o período desde 2010
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) divulgou nesta semana os dados referentes ao abate de bovinos no Estado em junho. Foram encaminhados às linhas de abate 401.080 animais, redução de 7,91% na comparação com o mês anterior, maio.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a redução está atrelada a queda na quantidade de fêmeas abatidas, que caiu 18,41% em relação ao mês anterior. Em seu boletim semanal, a entidade também destacou que foram abatidos 2,27 milhões de cabeças em todo o primeiro semestre, pior resultado para o período desde 2,25 milhões de 2010.
“Essa baixa na quantidade de animais abatidos já era de certa forma esperado, visto que em abril houve a paralisação de diversas plantas frigoríficas no Estado, marcando este mês com os menores números de abate desde dezembro de 2008”, destacou o Imea.
Exportações – Já nas exportações de carne in natura o movimentou foi totalmente contrário. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o total arrecadado com os embarques em junho foi de US$ 98,2 milhões, maior valor desde dezembro de 2015. Entre os destinos os destaques foram Irã, Egito e Hong Kong, que gastaram US$ 19,3 milhões a mais na comparação com maio.
Fonte: Portal DBO