Agricultores da localidade Riacho do Meio, no município cearense de Choró, cultivam e beneficiam gergelim de maneira agroecológica
O que era um material subaproveitado pela comunciadade tornou-se uma fonte de emprego e renda para 15 famílias beneficiadas pelo projeto “Agroecologia em Movimento” executado pelo Esplar, ONG que atua em atividades voltadas para a agroecologia e o serviço da agricultura familiar, e que contou ainda com o apoio de duas Unidades da Embrapa: Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) e Algodão (Campina Grande-PB).
O primeiro passo foi o aprendizado de técnicas de beneficiamento da semente. Em seguida, um moinho foi adquirido e, a partir deste ano, um galpão foi construído para a realização da extração do óleo extravirgem e a produção da paçoca.
A obra contou com assessoria técnica do IFCE Campus Baturité e do pesquisador Ênio Girão, da Embrapa Agroindústria Tropical.
A matéria completa sobre a trajetória das agriculturas e agricultores de Choró pode ser conferida no link: http://esplar.com.br/…/170-produtores-e-produtoras-de-oleo-