Apesar da segunda-feira amanhecer com tempo aberto em praticamente todo o Brasil, a partir dessa terça-feira (08), uma nova frente fria avançará sobre o Sul do Brasil, onde irá provocar chuvas mais generalizadas sobre todo o Estado do Rio Grande do Sul e aos poucos, esse sistema estará avançando por Santa Catarina e Paraná, onde também provocará chuvas ao longo dessa semana
Essas chuvas irão favorecer o desenvolvimento das lavouras de trigo, que já apresentam quebras significativas em seus potenciais produtivos, por conta de um julho extremamente seco e com ocorrências de geadas.
E com o avanço dessa nova frente, o bloqueio se romperá totalmente, dando “oportunidade” para que novas frentes frias consigam avançar sobre o Centro-Sul do Brasil. Assim, não estão descartadas a possibilidade de que até mesmo no Mato Grosso venham ser registradas chuvas essa semana. Contudo, a grande preocupação está na semana que vem, pois todos os modelos de previsão estão indicando chuvas para o Centro-oeste na semana que vem. Podendo atrapalhar muito o andamento da colheita do milho e do algodão, assim, como os milhos armazenados a céu aberto. Ainda é cedo para avaliar os volumes, mas a rodada do modelo tanto americano quanto o europeu estão prevendo volumes acima dos 20 mm em muitos municípios do Mato Grosso, Goiás e do Mato Grosso do Sul, assim, como em São Paulo e partes de Minas Gerais.
Desse modo, há que se monitorar muito bem o avanço dessa frente fria que de manhã, pois em alguns pontos da região do Parecis e sul do Mato Grosso poderá ocorrer pancada de chuvas essa semana e na semana, principalmente a frente fria da semana que vem, que poderá acarretar sérios problemas aos produtores, caso realmente se confirme tais previsões de chuvas para todo o centro-Sul do Brasil entre os dias 13 e 18/08. Ou seja, a atmosfera começará a mudar seu padrão seco, como já havíamos comentado que esse ano o período seco seria bem menor.
Por Agronews