A frente fria já se encontra sobre o Sul do Rio Grande do Sul nessa manhã de sexta-feira e com isso, já provoca chuvas em diversos municípios gaúchos
Aos poucos esse sistema estará avançando sobre todo o Estado provocando chuvas generalizadas tanto no Rio Grande do Sul, quanto em Santa Catarina. No Paraná as chuvas também irão ocorrer, mas será entre o domingo e a segunda-feira. Aliviando um pouco a situação das lavouras de trigo, que vem sentindo os efeitos negativos do baixo índice de umidade do solo. Essa mudança brusca nas temperaturas das águas do Oceano Pacífico, isto é, esse resfriamento das aguas, manteve uma condição bastante desfavorável à formação de nuvens de chuvas no Sul do Brasil nesse começo de inverno, o que prejudicou muito as lavouras de trigo. Causando perdas de produtividade irreversíveis esse ano. Infelizmente!
Também há previsões de que possam vir a ocorrer algumas pancadas de chuvas sobre a faixa oeste do Mato Grosso tanto nessa sexta-feira, quanto ao longo dos próximos 5 dias. Por conta do avanço dessa frente fria pela região Sul e sobre São Paulo durante esse período. Além disso, uma nova frente fria estará avançando, novamente pela região Sul e partes do Sudeste em meados da semana que vem, o que irá trazer mais chuvas as região Sul, Sudeste e também em partes do Centro-oeste, como em Mato Grosso do Sul e faixa oeste e extremo sul do Mato Grosso.
Essas chuvas de um lado melhoram as condições ao desenvolvimento das lavouras de trigo, mas por outro, atrapalham os trabalhos de campo, como colheita e preparo do solo. Mas mesmo com essa paralisação na colheita, não há riscos para danos/perdas nos índices de produtividade e/ou qualidade. A não ser que realmente se confirme essas chuvas sobre a faixa oeste do Mato Grosso, como mostra os modelos de previsão, poderão vir a ocorrer perdas de qualidade em áreas produtoras de algodão.
Com relação a frio, os modelos não indicam nenhuma massa de ar polar de forte ou até mesmo de moderada intensidade para esses próximos 10 dias. Com isso, as temperaturas continuarão seguindo o mesmo padrão dessas últimas semanas, sem que venha ocorrer riscos para formações de geadas.
Por Agronews