Na última semana o Sistema Famato apresentou informações sobre a agropecuária de Mato Grosso para alunos do segundo ano da Escola de Comando de Estado Maior (Eceme) do Rio de Janeiro
Na oportunidade, o presidente Normando Corral sugeriu ao Coronel Wilton Lopes, chefe da comitiva, uma parceria com o Exército em projetos de formação e atualização das lideranças de Mato Grosso. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
“O exército está de portas abertas para se integrar e dialogar com a sociedade brasileira. Temos bastante conhecimento na área de liderança estratégica e em gestão de planejamento estratégico. Penso que pode ser, sim, uma excelente oportunidade de maior integração entre o exército brasileiro e o agronegócio de Mato Grosso”, afirmou o coronel.
Entre as ações do Sistema Famato está a preocupação em qualificar as lideranças que representam o setor produtivo rural e trabalham pela agropecuária de Mato Grosso. Para isso, a entidade desenvolve alguns projetos como a Academia de Liderança e os Futuros Produtores do Brasil. “Nosso objetivo com essa parceria com o Exército é preparar as lideranças rurais do estado para os desafios diários que o mercado cada vez mais competitivo impõe”, explica o presidente Normando Corral.
Segundo Corral, é necessário incluir nas discussões diárias os valores que o exército brasileiro trabalha, como os valores morais e de cidadania. “As forças armadas trabalham muito bem esses temas. Queremos que as nossas lideranças façam uma visita nesta escola do Rio de Janeiro e aprendam também com o Exército. Esta parceria é bem-vinda porque entendemos que as duas instituições têm valores e objetivos comuns em prol do desenvolvimento do país”, diz.
Os oficiais estão participando de uma viagem de estudos estratégicos da Eceme. A viagem ocorre em todas as regiões do Brasil. O curso de Comando e Estado-Maior do Exército é destinado a majores e tenentes-coronéis com mais de 20 anos de serviços prestados e tem o objetivo de preparar os futuros chefes militares e assessores de alto nível. Além disso, o curso habilita oficiais à promoção ao posto de oficial-geral.
O Painel Econômico de Mato Grosso, que faz parte da programação do curso, contou com a apresentação do superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) Daniel Latorraca e do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) Otávio Celidonio. Eles falaram sobre os números da produção agropecuária de Mato Grosso e a qualificação profissional rural respectivamente.
O tenente-coronel Anderson Freire ficou surpreso com as informações apresentadas. “As apresentações foram muito interessantes, objetivas e claras. Mostraram toda a potencialidade do estado e trouxeram novas ideias e reflexão do que o estado pode contribuir, pois queremos um Brasil melhor”, afirmou.
Fonte: Famato