Essa quinta-feira amanhece com o tempo aberto e sem chuvas em quase todo o território brasileiro
Apenas há possibilidades para eventuais pancadas de chuvas sobre Rondônia, extremo noroeste do Mato Grosso e regiões litorâneas do Espírito Santo, sul da Bahia e sobre a faixa litorânea do Nordeste. Com isso, os trabalhos de colheita do algodão, café e da cana de açúcar avançam sem grandes transtornos. O mesmo está acontecendo com os produtores de arroz do Rio Grande do Sul que já estão em plena atividade de preparo de solo.
Contudo, uma nova frente fria avançará pelo Sul do Brasil entre essa sexta e sábado, onde irá mudar o tempo e provocar novamente chuvas em várias localidades das regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Essas chuvas irão inviabilizar os trabalhos de campo para os produtores de arroz. Porém, esse sistema, diferentemente dos anteriores, não deverá avançar pelas regiões Sudeste e Centro-oeste. Assim, o tempo permanecerá aberto e sem previsões para chuvas sobre essas localidades, bem como sobre toda a região do Matopiba e Pará.
Com isso, os trabalhos de colheita do algodão, café e da cana de açúcar continuarão prosseguindo sem grandes transtornos ao longo desses próximos dias.
Somente há previsão de que venha chover novamente sobre as regiões Sudeste e Centro-oeste na virada do mês. Mas mesmo assim, essas pancadas de chuvas deverão ser localizadas e de fraca a moderada intensidade. Já auxiliando a elevação da umidade do solo, para garantir um mínimo necessário de umidade para o plantio da nova safra 2017/18. Além de beneficiar lavouras de cana e café.