Segundo os modelos de previsão, a segunda feira será de tempo aberto e sem chuvas em, praticamente, todas as regiões do Brasil, com exceção apenas para a região oeste e sul do Rio Grande do Sul que terá previsão para pancadas de chuvas ao longo do dia
Essas chuvas do Rio Grande do Sul irão inviabilizar os trabalhos de preparo do solo e plantio do arroz. Já no restante do Brasil, o tempo firme possibilitará o rápido avanço da colheita do algodão, feijão, café e da cana de açúcar.
E para essa semana não há previsão de chuvas generalizadas em nenhuma região do Brasil, até mesmo no Sul. Apenas poderão vir a ocorrer mais algumas pancadas muito isoladas no Rio Grande do Sul e também no Mato Grosso. O que poderá atrapalhar em partes o andamento da colheita do algodão e do feijão, mais em contrapartida essas chuvas beneficiarão a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições tanto a desenvolvimento das culturas verdes, como milheto, bem como a dessecação das ervas daninhas.
Por enquanto, mesmo com esse tempo mais seco em grande parte do País, as condições ainda estão dentro da normalidade para o período, já que nesse final de agosto a tendência é mesmo de um tempo mais seco em grande parte da região centro-norte do Brasil.
Já no Sul, essa ausência de chuvas continua prejudicando o pleno desenvolvimento das lavouras de trigo, bem como o início do plantio do milho 1ª safra em algumas localidades da região leste/planalto do Paraná.
E os modelos de previsão só sinalizam uma mudança esse padrão da atmosfera somente para a semana que vem. Até lá o tempo seguirá aberto e sem chuvas.
As temperaturas continuarão seguindo o mesmo padrão, ou seja, não há nenhum indicativo de que venha ocorrer temperaturas baixas durante essa semana para que possa ocorrer qualquer tipo de perda em algumas cultura, até pelo contrário, as temperaturas ficarão em algumas localidades acima da média.