A massa de ar seco que está sobre grande parte do Brasil, manterá o tempo aberto e sem previsões para chuvas, em praticamente todas as regiões do País, com exceção apenas para o extremo norte da região Norte
Desse modo, as condições à colheita do algodão, café, cana de açúcar e demais culturas se mantem bastante favoráveis. O problema continua sendo para as lavouras de trigo, já que os níveis de umidade do solo em regiões produtoras volta a diminuir drasticamente, por conta da ausência de chuvas nas principais regiões produtoras do cereal de inverno. Assim, novas quebras de produtividade já começam a ser contabilizadas, novamente. Realmente esse ano não foi nada bom para a cultura. Pois, mesmo com um clima bastante adverso e quebras significativas nos potenciais produtivos, os preços não reagem e continuam baixos, agravando ainda mais a situação dos produtores.
Já lavouras de algodão, continuam apresentando médias de produtividade muito superiores as observadas nas últimas safras, sendo que na maioria das propriedades observasse recordes de produtividade. Com exceção de algumas lavouras que tiveram a qualidade afetada pelas chuvas de agosto, a grande maioria das lavouras colhidas também vem apresentando qualidade superior esse ano. O que mantem a cultura com um rentabilidade formidável nessa safra.
Já o café e a cana de açúcar, apesar de um clima bastante favorável a colheita, as médias de produtividade estão um pouco aquém do ideal nessa safra. E as chuvas ocorridas nas últimas semanas sobre essas áreas produtoras de São Paulo e Minas Gerais, induziram o florescimento do café em algumas localidades e na cana auxiliou um pouco o desenvolvimento daqueles canaviais que irão ser colhidos a partir de setembro, bem como o desenvolvimento das lavouras já colhidas.
E a tendência para os próximos dias é que esse tempo se mantenha mais seco em grande parte do Brasil e as temperaturas se elevem um pouco nesse período, principalmente as máximas na região Centro-norte do Brasil. Porém, no começo da semana que vem, uma nova frente fria estará avançando sobre a região Sul do Brasil, onde irá provocar chuvas mais generalizadas sobre todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até mesmo em partes das regiões sul e leste do Paraná. Para a região central e norte do Brasil o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas para esses próximos dias a não ser sobre a região oeste do Mato Grosso que poderá ter algumas pancadas de chuvas localizadas nesses próximos dias