Realizado em outubro, o evento chega à segunda edição com a presença de grandes nomes da política e do agronegócio
Com a missão de formar profissionais para o futuro, o Centro Universitário FEI promove em outubro a segunda edição do Congresso de Inovação 2017 – Megatendências 2050, que terá como tema “A Cidade e o Campo Inteligentes, para uma melhor qualidade de vida“. Realizado em 9, 10 e 11/10 no campus da Instituição em São Bernardo do Campo (SP), o evento vai discutir como integrar as inteligências urbana e rural no dia a dia das sociedades.
Voltado para alunos da Instituição, o Congresso é um dos maiores eventos sobre Inovação do País e conta com a presença de grandes nomes do jornalismo e da política, além de representes de empresas de relevância nacional e mundial. Um dos objetivos é preparar e capacitar futuros engenheiros, administradores e profissionais da área de computação para solucionar problemas por meio do uso multidisciplinar das ciências e de tecnologias, tornando-os protagonistas em um cenário de constante inovação.
O campo inteligente
O segundo dia do evento será dedicado a painéis que abordarão o campo inteligente, debatendo os desafios e suas soluções. Confira a seguir a programação desse dia.
09h00 – 10h00 – Future Flash | Evolução Tecnológica no Campo em 2050
O presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Luiz Carlos Carvalho, apresentará suas visões sobre como as soluções tecnológicas e a intensa conectividade irão impactar a cadeia agrícola produtiva, encurtando o tempo de produção e reduzindo drasticamente os desperdícios.
10h30 – 11h30 – 1º Diálogo de Líderes | 2050, Quo Vadis Agri-Industria?
A partir das previsões anteriores, a sustentabilidade, novos hábitos de consumo e Internet das Coisas serão os assuntos discutidos por Luiz Carlos Carvalho, presidente da ABAG, Gustavo Grobocopatel, presidente do Grupo Los Grobo e Bernardo Silva, presidente executivo da Associação de Biotecnologia Industrial (ABBI). A mediação ficará por conta do jornalista Carlos Tramontina.
11h30 – 13h00 –Alimentação e Energia para o Mundo
O terceiro painel conta com a apresentação de um “Future Flash“, sob o comando de Pedro Merola, diretor-presidente da Fazenda Santa Fé. Em seguida, com a moderação de Joel Garbi, diretor Geral da Next Step Consultoria em Recursos Humanos, o painel irá debater a importância estratégica do Brasil na produção e fornecimento para o mundo de alimentos nutritivos e de alto valor agregado, assim como a perspectiva de o Hemisfério Sul se tornar uma região extremamente competitiva pela energia de biomassa. A discussão contará com a participação de Rodrigo Figueiredo, diretor de Suprimentos da LatAM – AMBEV, Theo van der Loo, presidente da Bayer, André Clark Juliano, presidente da Siemens e Maria Beatriz Bley, diretora do Planeta Orgânico.
14h30 – 16h00 – Produtividade e Competitividade no Campo
Kepler Euclides Filho, pesquisador da EMBRAPA, Christian Lohbauer, diretor de Assuntos Corporativos e Governamentais da Bayer, Silvio Furtado, diretor de vendas da ZF América do Sul, Francisco Matturro, vice-presidente da ABAG e Alex Foessel, diretor de Tecnologia da John Deere abordarão a importância da alta tecnologia e do conhecimento dos processos produtivos e de gestão para a produtividade e competitividade no campo, necessitando de engenharia e processos inovadores e disruptivos.
A programação completa dos três dias pode ser conferida no site do congresso: http://www.fei.edu.br/congressodeinovacao/
Cenário e Perspectivas
Nas últimas décadas, o campo se tornou um case de sucesso no País, por incorporar tecnologias desde a formação do solo até o cultivo e a colheita. A reconhecida vocação agrícola vai ser responsável por oferecer ao mundo soluções em segurança alimentar e energética – esta última, pela biomassa e outras fontes renováveis.
A longo prazo, a tendência é que o Brasil se torne protagonista no agronegócio mundial, utilizando inteligência aplicada no campo, que integrará toda a cadeia produtiva das commodities alimentícias até o prato do consumidor. Segundo o Prof. Dr. Fábio do Prado, reitor do Centro Universitário FEI, campo e cidade logo vão se aproximar, via tecnologia. “Em sua longa cadeia produtiva, o campo passará por um processo de intensa conectividade e soluções técnicas inovadoras, que encurtarão o tempo de produção e diminuirão drasticamente o desperdício, aumentando a eficiência produtiva”, comenta.
O Brasil, a América Latina como um todo e outros países em 2050, não terão somente megacidades, mas também e principalmente cidades menores que estarão muito próximas ao campo. Esta possibilidade de integrar o campo inteligente à cidade inteligente fará com que as sociedades urbanas e rurais estejam muito mais próximas umas das outras.
Para ajudar na integração e debate de ideias entre os participantes, o Congresso de Inovação conta com um grupo aberto de discussão no Facebook: www.facebook.com/groups/Congresso.de.Inovacao.FEI/
Plataforma de inovação FEI
O Congresso de Inovação é uma das atividades que fazem parte da Plataforma de Inovação FEI. Lançada em 2016, o projeto tem como objetivo estimular e capacitar alunos, professores e colaboradores para a gestão de processos inovadores e soluções de alto impacto para a sociedade. O congresso faz parte de um dos pilares da plataforma, que trata sobre o alinhamento das ações institucionais com uma agenda de futuro.
Sendo assim, todo ano a Instituição discutirá grandes temas de relevância nacional e mundial dentro do Congresso de Inovação. A primeira edição do evento, em outubro de 2016, teve como tema “Inovações e Internet das Coisas” e abordou, entre outros assuntos, o impacto da Indústria 4.0, perfil do profissional do futuro e riscos e oportunidades das novas tecnologias.
Serviço – Congresso de Inovação 2017 – Megatendências 2050 – A cidade e o campo inteligentes, para uma melhor qualidade de vida”
Data: 9, 10 e 11 de outubro
Site: http://www.fei.edu.br/congressodeinovacao/
Local: Centro Universitário FEI – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972-B – São Bernardo do Campo – SP
Grupo Facebook: www.facebook.com/groups/Congresso.de.Inovacao.FEI/
*Evento voltado para alunos e professores da FEI.
Sobre o Centro Universitário FEI
Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.
Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.
Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica Automobilística; Engenharia Têxtil; e Engenharia Química. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.
Por Agronews