A partir de 1º de novembro, bovinos e bubalinos de todo o país serão deverão ser vacinados contra a doença
Começa no dia 1º de novembro a segunda etapa de vacinação contra febre aftosa de 2017. Até o dia 20 de novembro devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as regiões do país, de acordo com a sua faixa etária.
Nos Estados de AM, ES, PA, PR e SP, todos os animais serão vacinados. Já em AL, BA, CE, DF, O, MA, MT, MS, MG, PB, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, SE e TO devem ser vacinados animais de até 24 meses.
O único Estado que não participa da campanha é Santa Catarina, declarado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da doença desde 2007. Na primeira etapa de vacinação de 2017, realizada no primeiro semestre, foram vacinados mais de 192,1 milhões de animais, equivalente a 98,2% do rebanho envolvido na etapa.
A vacinação é obrigatória e os produtores têm até o dia 7 de dezembro para comunicar a vacinação ao órgão oficial de Defesa Agropecuária Estadual. É preciso também declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como equídeos (equinos, asininos e muares), suídeos (suínos, javalis e javaporco), ovinos, caprinos e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).
A retirada da vacinação contra a febre aftosa está prevista no Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Fonte: Portal DBO