Nos estados, grupos locais vão implementar e disseminar o programa
Equipe gestora nacional da Erradicação da Febre aftosa foi instituída dia 07/11 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio da Portaria 129, publicada no Diário Oficial da União. A equipe atuará no âmbito do Mapa e dos Serviços Veterinários Estaduais, segundo o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), junto a instituições públicas e empresas privadas de todo o país.
Heitor Medeiros, coordenador geral de Sanidade Animal do Mapa, disse que “a equipe de cada estado articulará a gestão local do plano, o que é fundamental para o bom êxito. Os trabalhos a serem executados, em conjunto com a cadeia produtiva, são as premissas para que tenhamos os resultados previstos.”
Da Equipe Gestora Nacional fazem parte o Departamento de Saúde Animal (DSA) e o Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP), subordinados à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa; o Fórum Nacional de Executores de Sanidade Animal (FONESA); a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); a Associação de Proteína Animal (ABPA); e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC). Entre as funções da equipe está o planejamento, o monitoramento da execução e a avaliação do cumprimento das metas globais do PNEFA
“As equipes estaduais institucionalizarão e disseminarão do programa em todo o Brasil”, explicou Medeiros. “E deverão conjugar os esforços dos setores envolvidos com o tema, criando oportunidades de participação de instituições e empresas em reuniões, fóruns e palestras para que sejam alcançados os objetivos traçados no Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa até 2023”.