A frente fria que está sobre o Espírito Santo nessa manhã de sexta-feira mantém uma linha de instabilidade sobre grande parte da região central e norte do Brasil, onde ao longo dessa sexta-feira deverão ocorrer pancadas de chuvas em grande parte das regiões norte de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e em boa parte do Matopiba, Pará e Rondônia
Já em toda metade sul do Brasil, o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas, a não ser em alguns pontos muito isolados do Mato Grosso do Sul.
Entretanto, ao longo desse final de semana, uma nova frente fria estará avançando pelo Sul do Brasil, onde irá fortalecer essas linhas de instabilidade e com isso, haverá previsões de novas pancadas de chuvas em grande parte do País durante não só o final de semana, mas também na segunda-feira. Somente a metade sul do Rio Grande do Sul é que continuará com previsão de tempo mais aberto e sem previsões de chuvas.
Assim, a tendência é que essas chuvas, mesmo que irregulares sobre grande parte do Brasil, ao longo desses próximos 4 dias, possibilitarão uma manutenção da umidade do solo, consequentemente, manterão as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Porém, como serão chuvas irregulares, ainda existirão alguns micro bolsões que continuarão sob estresse hídrico, infelizmente. O mesmo estará ocorrendo com as áreas de soja da metade sul do Rio Grande do Sul, onde a ausência de chuvas nesses últimos dias já começa a trazer não só preocupação aos produtores, mas condições desfavoráveis a continuidade do plantio da soja.
Mas mais pro final da semana que vem, uma nova frente fria estará avançando sobre a região Sul do Brasil e esse nova sistema estará provocando chuvas sobre todo o Rio Grande do Sul e avançando sobre a região Sudeste e assim, organizando novamente linhas de instabilidade, nas quais deixará boa parte do Brasil com tempo instável e com previsão de chuvas.. Mantendo assim, grande parte do áreas produtores em boas condições de desenvolvimento.