Apesar da falta de chuvas no início da janela de semeadura, os sojicultores de Mato Grosso e Paraná conseguiram recuperar o atraso e avançar no plantio
Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), a semeadura da soja alcançou 96,0% do total da área estimada em Mato Grosso na última semana (20/11 a 24/11).
Um ponto importante a ser considerado é a ressemeadura de algumas áreas no estado. Segundo estimativas do IMEA, serão aproximadamente 94,75 mil hectares, ou 1,0% da área total. Valor significantemente maior frente aos anos anteriores.
No Paraná, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), o plantio da oleaginosa avançou em 98,0% do total de área estimada no estado até o dia 27/11.
Com relação ao cenário internacional, a estiagem em algumas regiões na Argentina poderá comprometer a produção de grãos no país. Nos EUA, a colheita da safra de soja 2017/2018 chegou ao fim.
Para os próximos meses, o desenvolvimento das lavouras brasileiras dependerá das condições climáticas nas regiões produtoras.
Por Scot Consultoria