O presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), Gustavo Piccoli, participou nesta sexta-feira (03.06) da solenidade de entrega de certificados a 20 alunos da primeira turma do curso de Gestão de Propriedades Rurais – Gestão de Fazendas, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte, em Sorriso.
O curso é fruto da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e foi ministrado por professores da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), com carga horária de 80 horas.
Durante a solenidade, as autoridades foram unânimes em destacar a qualidade da estrutura do CT do Núcleo Regional Norte, um dos cinco que estão sendo implantados pela Ampa e pelo IMAmt nas principais regiões algodoeiras de Mato Grosso. Todos também frisaram a importância da capacitação e qualificação de mão de obra no setor produtivo rural, que está cada vez mais tecnificado e demandando a cada dia um contingente maior de trabalhadores preparados para lidar com novos equipamentos e tecnologias.
Inaugurado em outubro do ano passado, o CT situado na BR-163, entre as cidades de Sorriso e Lucas do Rio Verde, também tem como objetivo o desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias.
“Nós, da Ampa e do IMAmt, vemos com bons olhos as parcerias criadas em relação a este Centro de Treinamento e aos CTs de Rondonópolis, Campo Verde (cuja inauguração acontecerá no próximo dia 17), Campo Novo do Parecis e Sapezal. Acreditamos que esta parceria com o Senar terá um grande futuro”, afirmou Piccoli.
A solenidade contou com as presenças do presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, do superintendente do Senar-MT, Otávio Celidônio, do diretor financeiro da Famato, Nelson Piccoli, do vice-presidente da Aprosoja-MT, Elso Pozzobon, do presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Lenz, e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Afrânio Migliari. O diretor executivo da Ampa, Décio Tocantins, também participou da solenidade.
O formando André Celestino Perazolli falou em nome dos alunos da primeira turma de Gestão de Propriedades Rurais, destacando a qualidade dos conhecimentos adquiridos. O objetivo do curso, inédito no Brasil, segundo Celidônio, é aprimorar as habilidades gerenciais na administração de fazendas apresentando ferramentas de gestão aplicadas à realidade rural.
Thiesli Rogoski, de 30 anos, gerente de campo do IMAmt, foi uma das alunas dessa primeira turma e disse ter aprendido técnicas para incentivar os colaboradores, e também mostrar a eles a importância da sua função no processo de produção. “Tivemos a oportunidade de ter aulas com professores muito capacitados que nos trouxeram ferramentas importantes para o desenvolvimento do nosso trabalho no cotidiano”, comentou. O assessor técnico do Núcleo Regional Norte, Aldair Kossmann, de 34 anos, optou por fazer parte o curso de Gestão de Propriedades Rurais para agregar conhecimentos. “Cumpri meu objetivo porque tivemos professores muito competentes”, disse.