Os preparativos para Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Sinop (Exponop), que começa na quarta-feira (8) e vai até domingo (12), já entram na reta final. O presidente da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), Invaldo Weis, aponta que as vendas dos espaços para expositores já passa de 90% e há confirmação da participação de muitos, que tem sede fora de Sinop e do Estado.
“Há expositores de Cuiabá, São Paulo, Paraná. Grande parte é do setor de pecuária, animais e também de máquinas”, disse ao Só Notícias. Mais de 100 expositores são esperados. No parque, segundo presidente, alguns expositores já finalizam os últimos ajustes nos espaços para receber o público. O que é da parte da Acrinorte já está encerrado. Agora tem muito expositor ajustando os espaços, instalando barracas, realizando os serviços terceirizados. Alguns parceiros já estão nos finalmente, como concessionária de veículo, entidades”, acrescentou.
O terceiro lote da cartela para o show de prêmios já está à venda no valor de R$ 100, que pode ser parcelado. Serão sorteados três carros, três motos 150 cilindradas e uma caminhonete cabine dupla. A cartela garante ingresso para todas as noites também.
Na abertura se apresentam Jorge & Mateus, Humberto & Ronaldo dia 9, Bruno & Barretto (10), Claudia Leitte (11) e há o Show freestyle com Joaninha (12). Os empresários sinopenses estão confiantes no aumento das vendas em decorrência da Exponop. De acordo com uma pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), 53% acreditam que as vendas devem ficar iguais a do ano passado e outros 40% projetam que o comércio de produtos deverá ser maior. Apenas 7% dos entrevistados acreditam em um resultado pior que o registrado no ano passado. Os empresários também foram questionados sobre o impacto da Exponop na economia local e 42% acreditam que a feira agropecuária gera efeitos positivos.
Já 39% dos entrevistados ficaram neutros e 19% acreditam em algum impacto negativo. Do ponto de vista dos consumidores, a pesquisa aponta que 47% pretendem comprar vestuário, outros 30% calçados, 12% acessórios e 11% outros tipos de objetos.