Em visita a prefeita de Várzea Grande Lucimar Campos (DEM), o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coronel Eumar Novacki, revelou que já existem equipes técnicas do Mapa preparando um projeto destino ao Parque Tecnológico. A informação foi passada durante o encontro para liberação do convênio de R$ 1 milhão, destinado à aquisição de patrulha mecanizada.
Novacki contou ainda informou que o ministro Blairo Maggi determinou a realização de estudos para assegurar a presença do órgão no Parque Tecnológico de Mato Grosso, no Chapéu do Sol. Segundo ele os estudos realizados pelo Mapa apontam que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), será o carro-chefe da participação.
O novo local tende a ser a principal central de inteligência de Mato Grosso e da Amazônia Legal. “É um local que vai abrigar a vanguarda da pesquisa científica de Mato Grosso, e o Ministério da Agricultura não pode ficar de fora”, disse Novacki.
Segundo o ministro interino, existe uma expectativa para que haja um subsídio considerável de recursos para o Parque. Já foram previstos R$ 100 milhões de investimentos de diferentes órgãos.
O parque foi planejado para ser um ambiente de terceira geração com trabalho, moradia e lazer. Ficará localizado nas mediações da Rodovia Mário Andreazza, saída de Várzea Grande para a região norte do Estado. Próximo serão instalados o campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal (IFMT) e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
Durante a reunião Novacki destacou que a própria prefeitura quem escolheu a forma de aplicar a verba agilizada pelo ministro Blairo Maggi e que novas parcerias serão realizadas.
A prefeita Lucimar Campos, explicou que comprou a patrulha mecanizada para atender as comunidades rurais do município e que isso trará agilidade no atendimento da zona rural.