As exportações russas de milho nos três primeiros meses do ano comercial estabeleceram um recorde, de acordo com estimativa da UkrAgroConsult. Os embarques em setembro, outubro e novembro somaram 1,8 milhão de toneladas, um aumento de 60% ante igual período do ano passado, disse a consultoria. Somente em novembro, as exportações totalizaram 800 mil toneladas, o maior volume já registrado para um único mês.
O forte aumento dos embarques russos foi proporcionado por uma sequência de safras volumosas. A UkrAgroConsult estima que a Rússia tenha mais de 5 milhões de toneladas de milho disponíveis para exportação no ano comercial corrente, um aumento entre 9% e 12% ante o ano anterior.
A União Europeia ainda é a maior compradora de milho da Rússia, mas a participação do bloco no total das exportações russas caiu de 30% no ano comercial anterior para 24% nos primeiros três meses do ano comercial corrente. Segundo a consultoria, a demanda de mercados como Irã, Japão, Bangladesh e Vietnã aumentou significativamente.
Fonte: GLoboRural