No acumulado de janeiro a maio, o volume total de bovinos encaminhados ao abate aumentou 4,56% ante o mesmo período de 2021
Por Daniele Balieiro/AGRONEWS® com informações do Imea
Dentre as macrorregiões de Mato Grosso, a região de maior destaque quanto à quantidade de bois foi a região oeste, que totalizou 390,20 mil cabeças, e, em seguida, estiveram a região sudeste e a região norte, com o resultado de 309,98 e 302,61 mil animais abatidos, respectivamente. Esse resultado foi influenciado pela maior parcela dos frigoríficos habilitados para a China se encontrarem nessas localidades, o que motivou o aumento do indicador.
No entanto, quando se analisa a variação sobre o resultado do mesmo período de 2021, as regiões nordeste e centro-sul registraram maiores acréscimos ante as demais regiões (+18,37% e +7,74%, respectivamente). O principal ponto balizador para esta conjuntura esteve associado à maior oferta de matrizes de descarte, que surgiram com mais intensidade principalmente no 1º trimestre de 2022.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Mercado Financeiro
Queda: na semana passada, a elevada oferta fez com que a arroba do boi gordo registrasse recuo de 0,51% no indicador médio ante a semana anterior.
Diminuiu: no mesmo sentido, a cotação média da arroba da vaca gorda apresentou queda de 0,54% ante a semana passada e fixou-se em R$ 250,91.
Entressafra: com o pico de entressafra estimado para outubro de 2022, o contrato futuro da arroba do boi gordo registrou acréscimo de 2,48% no comparativo semanal.
AGRONEWS® é informação para quem produz