<![CDATA[
Alho brasileiro é exposto na maior feira da Europa de frutas e hortaliças – referência comercial mundial do setor. Expectativas são de tornar o Brasil um grande exportador.
Alho brasileiro ganha o mundo
Produtores e pesquisadores brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer a produção de alho na Europa, em viagem organizada pela Associação Nacional dos Produtores de Alho – Anapa. A primeira parada da comitiva foi na Fruit Attraction, na Espanha, onde os representantes do setor de alho conseguiram um espaço em parceria com a Abrafrutas para expor o alho brasileiro. Quem explica mais sobre essa conquista é o presidente da Anapa, Rafael Corsino. Aperte o play!
Como podemos ver na explicação do presidente da Anapa, este é um passo importante para divulgar o alho brasileiro no exterior. Segundo Rafael, o evento contou também com a participação e chefs da gastronomia mundial preparando receitas cheias de sabor com o nosso alho brasileiro e também com as nossas frutas. “O Brasil produz o melhor alho do mundo! Então é importante divulgar o nosso produto lá fora e abrir portas para um dia nos tornarmos exportadores.“, afirma Rafael.
O presidente da Anapa aproveitou para agradecer o empenho dos produtores e salientou a importância da participação no evento. “A Espanha é um país muito importante para o mercado do alho. Temos um grupo de 27 participantes que estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a produção de alho na Europa.“, finaliza.
Fruit Attraction 2022
A Fruit Attraction tornou-se a principal ferramenta comercial de referência para a comercialização mundial de frutas e hortaliças. Sua capacidade de promover as exportações mundiais no setor, torna-se a conexão comercial nexus para todo o grupo de profissionais que compõem toda a cadeia de valor, consolidando sua posição como palco de inovação para o mercado de frutas e hortaliças.
Organizada pelo IFEMA MADRID e FEPEX, a Fruit Attraction foi realizada presencialmente de 4 a 6 de outubro de 2022. O evento também se propõe a reunir toda a comunidade de frutas e hortaliças 365 dias por ano através da plataforma Fruit Attraction LIVE Connect; uma plataforma digital que aprimora e complementa o evento presencial com novas funcionalidades.
Factoría Chef (Fábrica chef)
Um espaço na Atração de Frutas com o objetivo de disseminar, inovar e interpretação gastronômica de produtos de frutas e hortaliças. Compartilhar oportunidades culinárias e inovação gastronômica, qualidade, variedade e versatilidade dos produtos.
Sobre a ANAPA
A ANAPA é a entidade máxima de representação dos produtores de alho do Brasil. Constituída no final dos anos 70, em Gouveia/MG, foi idealizada pelo agrônomo Sergio Mario Regina, na mesma época em que foi implementado, no Brasil, o plano de auto-suficiência da cultura do alho. Inicialmente a ANAPA foi comandada por técnicos da Emater-MG, depois da Epagri-SC e mais tarde por produtores de alho, como o Takashi Chonan, Bercílio da Silva, Gilmar Dallamaria e Jorge Kiryu. Agora, a administração da associação segue com Rafael Jorge Corsino (presidente) e Olir Schiavenin (vice-presidente).
Desde sua fundação, a ANAPA tem como missão organizar os produtores e a produção de alho, fortalecer e defender os interesses do setor, especialmente na questão da política agrícola. Com o fortalecimento institucional e político, a associação passou a atuar com mais eficiência no setor político de defesa comercial do setor alheiro, com destaque aos processos de antidumping e no controle de qualidade do produto. A instituição também tem atuado na viabilização de recursos para a pesquisa e extensão rural, aumento da produção, divulgação das qualidades do alho como alimento, abastecimento, entre outros.
Pelo trabalho desenvolvido há mais de quatro décadas, a ANAPA passou a ser sinônimo de credibilidade e de luta dentro do setor nacional.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®
]]>